terça-feira, abril 10, 2012

Pé no cadafalso - CAROLINA BAHIA

ZERO HORA - 10/04/12

Diante da pressão da opinião pública, o Conselho de Ética do Senado não terá outra saída e deverá acatar o pedido de quebra de decoro contra Demóstenes Torres. Até o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), agiu mais rápido do que gostaria na escolha do novo presidente do colegiado. Demóstenes é um político sem partido e tão enrolado, que ninguém tem coragem de defendê-lo oficialmente. A única esperança de escapar da cassação seria que os colegas o absolvessem na votação em plenário. Se isso ocorresse, no entanto, seria a total desmoralização do Senado. Na Casa, já se fala até em CPI. Por isso é que aumenta o movimento para que Demóstenes renuncie o mais rápido possível, acabando com o mal-estar generalizado.

Do começo
Vice-procuradora-geral eleitoral, a gaúcha Sandra Cureau espera concluir ainda nesta semana o seu parecer sobre o direito do PSD ao fundo partidário e ao tempo de TV. A avaliação foi solicitada pelo relator do caso no TSE, Marcelo Ribeiro. Sandra, que já havia se manifestado contra a criação da legenda, garante que a decisão não será contaminada pelo entendimento anterior:
- Daqui pra frente, zerou. Não tenho nada contra o PSD.

Alto risco
Porto Alegre lidera o ranking do número de fumantes no país. Dados inéditos do Ministério da Saúde revelam que cerca de um quarto dos homens (24,6%) e um quinto das mulheres (20,9%) da Capital têm o hábito de fumar. A cidade também está na frente em relação à quantidade de pessoas que consomem 20 ou mais cigarros por dia (10,7%). Os dados serão divulgados hoje pelo ministro Alexandre Padilha (foto).

Obesidade
Outro dado preocupante: Porto Alegre é a capital com maior índice de pessoas acima do peso ideal (55,4%). Além disso, de cada 10 mulheres, duas são obesas. Os dados são do Vigitel 2011, pesquisa que monitora os fatores de risco para prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas.

Bota-fora
Ronaldo Teixeira se despede hoje da Representação do Estado em Brasília, em um jantar com a bancada gaúcha em homenagem ao novo coordenador, Renato Molling (PP). Em seguida, retorna a São Leopoldo com planos de disputar a prefeitura ou uma vaga na Câmara. Contrariados, líderes do PT gaúcho ameaçam não disponibilizar a legenda nem mesmo para sua candidatura a vereador.

JOGO RÁPIDO
Apesar dos padrinhos de peso, Cajar Nardes avisa que pediu exoneração do Dnit. Ele diz que não compactuava com a paralisia dos trabalhos. A cúpula do Ministério dos Transportes, porém, vinha tentando afastá-lo há tempo.
O ex-prefeito José Fogaça quer voltar a Brasília. A peemedebistas mais chegados, confessou disposição para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2014.

Nenhum comentário: