terça-feira, abril 10, 2012

País dos gordinhos - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 10/04/12



Pela primeira vez, os obesos são maioria no país. Pesquisa do Ministério da Saúde, a ser divulgada hoje, mostra que, em 2011, 52,6% dos homens brasileiros estavam acima do peso ideal. Em 2006, eram 47,2%.

Joelhos de fora

Domingo, dois rapazes barravam mulheres de short na Igreja de Santa Rita, em Búzios, RJ. A uma menina de 13 anos, acompanhada da mãe, da irmã e da avó, de 90 anos, os moços ofereceram um sobretudo preto para que a fiel ficasse coberta até os joelhos.

Brasil com Chávez

Um parceiro da coluna esteve em Cuba estes dias e assistiu na TV Sur a uma entrevista do nosso João Pedro Stédile, do MST. Stédile dizia que “a Revolução Social começa em Cuba, se irradia para a Venezuela, chega à Bolívia” e... conclui: “O Brasil está com Chávez.” Há controvérsias.

Dinheiro público

A UNE teria de devolver R$ 3.354.371,05 ao Tesouro. É o que concluiu análise feita pelo Ministério da Cultura e pelo TCU nas contas da entidade (ligada ao PCdoB) no período 2005-2007. Enquanto não devolver, fica impedida de obter novos benefícios da União.

No mais

Não dá para dizer que viraram melhores amigos. Mas a conversa reservada entre Dilma e Obama surpreendeu os ministros. Deveria durar meia horinha. Durou 75 minutos. Seria só sobrepontos positivos. Mas incluiu questões espinhosas, como Cuba, câmbio e Oriente Médio.

Cavalo da fortuna 
“Amigo fiel” será o nome do enredo da Beija-Flor no carnaval de 2013. A escola de Nilópolis, que, como se sabe, vai falar de cavalos, será patrocinada pela Associação dos Criadores do Mangalarga Marchador.

QUEM PASSA pela Av. Afrânio de Melo Franco, no Leblon, um dos metros quadrados mais caros do Rio, fica impressionado com esta obra feia de doer. É que não há nem tela para proteger os pedestres. Repare na foto. O contraste é maior porque, bem ao lado, vê-se uma obra do Shopping Leblon, protegida por uma rede. Como a coluna publicou em outubro de 2010, quem comprou o imóvel do antigo Scala, leiloado pelo governo do Rio, foi um revendedor da coreana Hyundai, que teria pago R$ 90 milhões pelo prédio. Alô, Hyundai!

A Record errada
O grupo de hackers ativistas Anonymous errou o alvo. Na madrugada de sábado, tentou invadir o site da Rede Record, o canal da Igreja Universal do Reino de Deus. Mas quem acabou ferido foi o site da Galera Record, selo jovem do Grupo Editorial Record, que nada tem a ver com o bispo Edir Macedo.

Namoro reatado

Jarbas Vasconcelos tem tido intensas conversas políticas com Eduardo Campos depois de um jejum de anos. O que ambos têm em comum: são concorrentes do PT na eleição local e, quem sabe, na nacional.

Ricardo em Roma

Ricardo Neiva Tavares será o novo embaixador em Roma.

Rock em quadrinhos 
Carles Santamaria, do Salão de Comics de Barcelona, lança amanhã na Espanha e em Portugal uma série em quadrinhos do Rock in Rio, chamada “Rock Rivers ” . Um dos personagens é... Roberto Medina (veja a reprodução). Será publicada no espanhol “El País” e no português “Diário de Notícias”.

Revolta da picanha

Os garçons do Porcão Rio’s, revoltados por não receberem as gorjetas deixadas pelos clientes, pararam uma hora, domingo à tarde, com a casa lotada.

Bibi, fonfom

O BarraShopping, no Rio, vai construir no subsolo um estacionamento para uns 800 carros.

Fim de Neves

A Polícia Civil do Rio está prestes a ser a primeira do país a não ter de cuidar de presos. Com a abertura da Casa de Custódia de Magé, serão transferidos os últimos 320 da carceragem de Neves, em São Gonçalo.

Vestiu azul

Marco Antônio Monteiro, conselheiro do Vasco, entrou com pedido de liminar no TJ-RJ para proibir o clube de usar seu terceiro uniforme (azul com uma cruz grande no peito). A audiência foi marcada para 5 de julho. Monteiro, com pressa, recorreu. Mas o desembargador Marco Ibrahim manteve a data.

Nenhum comentário: