sexta-feira, dezembro 02, 2011

Selvagem? - SONIA RACY



 O Estado de S.Paulo - 02/12/11

Ante a violência contra os guarani-kaiowá do acampamento Guaiviry, no MS, a Secretaria de Direitos Humanos resolveu agir: estuda a inclusão de líderes indígenas em seus programas de proteção, como Provita (para testemunhas), Defensores (para ativistas de direitos humanos) e PPCAAM (que defende crianças e adolescentes).

Para isso, entretanto, é preciso solicitação formal do Ministério Público.

Para se ter uma ideia, desde 2003, algo como 250 índios foram mortos na região. Anteontem, funcionários da Secretaria foram ameaçados por fazendeiros locais.

Selvagem? 2
Quem também se debruçou sobre a questão foi o Instituto Sócio-Ambiental. Como? Lançando abaixo-assinado para cobrar apuração rigorosa da ação de jagunços contra os índios.

A lista será entregue ao Ministério da Justiça.

Selvagem? 3
Cópias de Terra Vermelha, filme que mostra a situação dos guarani-kaiowá no MS, foram enviadas à Funai e ao grupo indígena de Dourados, que atuou no filme.

A obra, produzida pela Gullane, tem sido usada como instrumento de defesa dos índios.

Entrelinhas
O debate entre pré-candidato tucanos, segunda-feira, está rendendo polêmica até hoje. Consta que Serra entendeu como referência a ele as críticas veladas de Bruno Covas aos tucanos que são contra as prévias.

E ficou enfurecido.

Bruxo 5 estrelas
Sai Richard Gere, entra Paulo Coelho. O mago acaba de ser anunciado como embaixador da Relais & Châteaux para o ano de 2012.

Reforma
Miguel e Fabiana Reis vão fechar o restaurante Chakras, nos Jardins. Dia 31, com festa de réveillon.

Será substituído por um hotel-boutique “100% sustentável”.

Pertinho
Daniela Unruh, modelo alemã e produtora da Miramax, desembarca segunda em SP.

Vem lançar sua agência de model management, Closer, que ocupará mansão no Morumbi, com restaurante próprio.

Terra natal
Judith Ribeiro de Carvalho, artista plástica de Pindamonhangaba e irmã de Dona Lu Alckmin, lança livro sobre a Serra da Mantiqueira.

A obra tem patrocínio da Gerdau, por meio de incentivo do ProAc, programa de renúncia fiscal do Governo do Estado de São Paulo.

Terra 2
O livro havia sido rejeitado, em setembro de 2010, pela Comissão de Análise de Projetos. Em novembro do mesmo ano, a decisão foi revista e o benefício, liberado.

Autógrafos no dia 9, na Livraria da Vila da alameda Lorena.

Tréplica
Maria Paula Fernandes, do Movimento Gota D’Água, preparou rebate aos vídeos a favor da construção de Belo Monte, que pipocaram na última semana. Mas convocou técnicos sobre o assunto – não personalidades da mídia.

Participam da nova etapa da campanha Ricardo Baitelo, do Greenpeace Brasil, André Villas Boas, do ISA, Pedro Bara, da WWF, e Tica Minami, do Xingu Vivo Para Sempre.

Tréplica 2
André D’Elia, diretor do documentário Belo Monte, Anúncio de uma Guerra, recorreu ao sistema de financiamento coletivo para tentar editar e finalizar o filme de forma independente.

Pede R$ 114 mil. E tem apenas 20 dias para levantar o dinheiro.

Nenhum comentário: