quarta-feira, novembro 23, 2011

Proteção global - MARCIA PELTIER



JORNAL DO COMMÉRCIO - 23/11/11
A Central de Atendimento à Mulher, o número telefônico 180 que funciona 24h por dia para receber denúncias e orientar como devem proceder mulheres vítimas de violência, começa a ganhar o mundo. Sexta-feira, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e os ministérios das Relações Exteriores e Justiça lançam sua versão experimental na Itália, Espanha e Portugal. Cada país terá um número com atendimento igualmente gratuito. Nos cinco anos de sua existência no Brasil, a Central recebeu quase 2 milhões de chamadas, segundo dados até junho.

Quem diria 

Tem audiência marcada com a presidente Dilma na próxima quarta-feira, em Brasília, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde. Em tempos de crise europeia, é sempre bom estreitar os laços com quem está em situação estável – no caso, nosso país.

Agendado 


Por falar na presidente, ela confirmou que virá sexta, ao Rio, para a entrega, às 11h, do navio gaseiro Celso Furtado, construído pelo Estaleiro Mauá, à Transpetro, dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

Sacada 
A jogadora de vôlei Érika Coimbra — maior pontuadora da história da Superliga Feminina de Vôlei do Brasil — se prepara para estrear em sua nova casa, o clube Igtisadchi Baku, no Azerbaijão. O primeiro jogo, que vale pela Superliga de lá, será sábado. Há pouco mais de dois meses morando na cidade de Baku, a mineira não tem problemas de comunicação na equipe, mas, em casa, a situação é bem diferente. Ela se comunica com sua secretária por mímica. "Ela é ótima, mas a gente sempre acaba não se entendendo: peço para ela lavar a roupa, e ela lava a geladeira. E assim vai. Mas ela é caprichosa", diz Érika, que tem contrato até maio de 2012 naquele país.

Curadoria 


Presidente da Funarte, Antonio Grassi é quem vai organizar as exposições e a programação cultural paralela à Feira de Frankfurt, em 2013. O convite foi feito por Galeno Amorim, presidente da Biblioteca Nacional, que está à frente do comitê que planeja a participação do Brasil como convidado de honra do evento.

Bagagem 


O diretor- executivo da ONU-Habitat, Joan Clos, participa do 10º Congresso Mundial Metrópolis – Cidades em Transição, de hoje a sábado, em Porto Alegre. Será a primeira vez que uma cidade da América do Sul abrigará uma edição do encontro. Epidemiologista e especialista em saúde pública, Clos discutirá os desafios para transformar cidades em centros urbanos sustentáveis. Ex-prefeito de Barcelona, ele esteve envolvido na revitalização da Ciutat Vella, o centro histórico da capital catalã, e da Barcelona@ 22, remodelação dos distritos industrial e portuário. Mais de 120 cidades mundo afora integram a rede Metrópolis.

Tradição renovada 


O Yoguttone é a novidade para o Natal da rede Yoguland, que investiu R$ 50 mil no desenvolvimento do panetone de frutas com iogurte. A empresa está de olho no gosto dos brasileiros que, no ano passado, consumiram cerca de 150 milhões de unidades do panetone comum. O sócio-diretor Rafael Soares destaca que a meta é elevar em até 5% as vendas da marca em novembro e dezembro.

Só feras 

O violonista e compositor Yamandu Costa e o bandolinista Hamilton de Hollanda se apresentam no prestigiado Concert Hall, no Canadá, dia 3 de dezembro, com ingressos, que custavam US$ 50, já esgotados. Para alegria dos fãs, a dupla fará um novo concerto, no dia seguinte, no badalado Centini Restaurant & Lounge. Yamandu se prepara para lançar três novos CDs nos próximos meses pela gravadora Biscoito Fino. Contará com participação de músicos argentinos e franceses. Em abril de 2012, ele se junta ao virtuose cubano Manuel Barrueco para turnê nos Estados Unidos.

Livre Acesso


O casseta Reinaldo leva para o palco do restaurante Vizta nesta sexta-feira um dos mais renomados trompetistas do mundo, Claudio Roditi. Radicado nos EUA há mais de 40 anos, Roditi divide a cena com a Companhia Estadual de Jazz.

O cônsul-geral do Líbano Ali Daher, e sua mulher, Magda, abriram, ontem, o casarão consular da rua Dona Mariana para comemorar a independência do país, conquistada em 1943, após guerra contra a França. Para o coquetel foram convidados líderes da comunidade libanesa no Estado, e autoridades, como o articulador político especial da Prefeitura Sami Jorge Haddad Abdulmacih, autor do projeto que tornou Rio e Beirute cidades-irmãs.

O projeto Imagens em Movimento exibirá filmes inteiramente feitos por alunos de 10 escolas municipais na Cinemateca do MAM de hoje a sexta-feira, das 14h às 17 horas, com entrada franca. Estarão presentes Nathalie Burgeois, da Cinemateca Francesa, e Ana Dillon, idealizadora do projeto no Brasil.

No ar como a Adalgisa na novela Vidas em Jogo, da Record, a atriz Claudia Alencar irá lançar seu quarto livro de poesias, Refinamento e loucura, segunda, na livraria Cultura do Shopping Fashion Mall. A publicação conta com poemas, ilustrações e aquarelas assinadas pela autora.

Na próxima segunda haverá uma leitura dramatizada e com entrada franca da peça Só por dinheiro??!, de Maria Fernanda Gurgel, no Espaço Cultural Correia Lima, às 20h. A peça será montada no início do próximo ano, no Rio.

A Judice & Araujo, representante exclusiva da Christie’s no Rio, acaba de abrir a sua primeira loja na Barra da Tijuca, a quarta da empresa no Estado.

Ignacio Wistuba, do Anderson Cancer Center de Houston vai falar sobre a terapia personalizada, a grande novidade no tratamento do câncer de pulmão, durante o 1º Simpósio Anual do Núcleo de Oncologia Toráxica da COI, sexta e sábado, no Hotel Windsor Barra.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: