quarta-feira, novembro 23, 2011

‘Bye, bye, Brazil’ - ANCELMO GOIS



O GLOBO - 23/11/11



A americana Kinder Morgan, que engoliu a gigante El Paso por US$ 21 bi, em outubro, procura interessados nos campos de petróleo que, com a compra, passou a ter aqui. Quer vendê-los.
Pode ser o fim das atividades da El Paso no Brasil.

Mulheres no poder
A carioca Magda Chambriard, engenheira civil com pós em engenharia química pela UFRJ, deve ser nomeada diretora-geral da ANP até o fim do ano. O mandato de Haroldo Lima, do PCdoB, acaba dia 11. Magda já é da diretoria da agência.

Ministro Saci
Aldo Rebelo, nacionalista radical, proibiu estrangeirismos no Ministério do Esporte. Autor na Câmara do Dia do Saci, por ser contra o Dia das Bruxas, mandou abolir “internet”, “site” e “release”. No lugar, serão usadas “rede mundial de computadores”, “portal ou sítio” e “informações para imprensa”.

Calma, gente
Uma estudante italiana não pôde renovar seu visto de permanência em Belo Horizonte. O agente da Polícia Federal explicou que era represália, porque brasileiros estariam tendo dificuldades na Itália ainda por causa do caso Cesare Battisti.

Mãe é mãe
De dona Mercedes Jimenes, 85 anos, ao encontrar outro dia Miguel Falabella, autor de “Aquele beijo”, a novela da TV Globo na qual sua filha Cláudia Jimenes faz a mãe de santo Iara:

— Você precisa escrever mais para minha filha! Ela está aparecendo muito pouco na novela!

Não me deixe
Paulo Coelho dará uma festa hoje, em Madri, pelos 60 anos de sua mulher, a artista plástica Christina Oiticica. O mago vai cantar “Ne me quittes pas” (“Não me deixe”), de Jacques Brel. A canção, diz, marcou dias tumultuados do casal. Não é fofo? 

‘Lampião era gay’
Será lançado amanhã o livro “Lampião, o mata sete”, do juiz e pesquisador sergipano Pedro de Morais. Polêmico, diz que Lampião era gay, e Maria Bonita só entrou no bando para afastar sua “má fama”. Há controvérsias.

Retratos da vida
Marcos Paulo, o diretor da TV Globo que se recupera do câncer, vai cair no samba em 2012. Sairá na bateria da Mocidade, da qual sua mulher, Antônia Fontenelle, é rainha. Tocará tamborim ou reco-reco.

Não quer festa
Dilma, preocupada com a saúde de Lula, sinalizou a amigos que, este ano, vai preferir comemorar seu aniversário, dia 14 de dezembro, de modo discreto. Não quer, de jeito nenhum, um repeteco daquele grande bolo do PT do ano passado.

MMA, sou contra
O MMA Jungle Fight marcado para sábado na Mangueira corre risco de não acontecer. É que os organizadores do evento, planejado antes da pacificação, não pediram o “nada a opor” à polícia. A delegada Monique Vidal afirma que, sem a autorização, ninguém sobe no tatame. Está certa.

Verão sem Noite
O projeto Noites Cariocas não será realizado em 2012.

Serra Sons
O MP do Rio pediu à Justiça o bloqueio de bens da empresa Cartão Postal Editora e Publicidade e de seus sócios-administradores, responsáveis pelo festival Serra Sons, em Lumiar, RJ. É que o festival, não realizado, lesou umas 5 mil pessoas. A ação, da promotoria de Nova Friburgo, estimou uma indenização de R$ 300 por pessoa.

Bola Preta
O carnaval de 2012 do Cordão da Bola Preta está nas mãos da 15a- Câmara Cível do Rio. Os desembargadores julgarão recurso contra decisão que, por pendências judiciais, proibiu o Bola de receber verba públicas.

Miaaaauuuu
O gato flagrado por uma senhorinha na sala de exibição do Estação Sesc Botafogo, sábado, motivo de nota aqui ontem, é... velho morador do cinema, acredite. Aliás, moradora. É fêmea. A bichana é uma mascote. Segundo a administração, o cinema tem um gato desde 1985: “Pedimos desculpas, a gata tem o canto dela, não pode circular pelas salas. Por isso, já está de castigo!” Tadinha, gente.
ESTA CORUJA
simpática, que surgiu no quintal da leitora Sílvia Meszaros, no Jardim Botânico, desafia a canção de São Vinicius de Moraes (1913- 1980), lembra? — aquela que dizia “Uorujinha, coitadinha/Que feinha que é você.” A formosa, repare, parece de pelúcia. É um filhote de murucututu-debarriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana). Segundo o veterinário André Sena Maia, a penosa faz ninho em troncos ocos, como este aí, e se reproduz entre a primavera e o verão. Que Deus a proteja, e a nós não desampare

Nenhum comentário: