terça-feira, outubro 11, 2011

ILIMAR FRANCO - Aliança insólita


Aliança insólita 
ILIMAR FRANCO
 O Globo - 11/10/2011

O governador Sérgio Cabral quer adiar um ato público, marcado para dia 17, em defesa do Rio na questão dos royalties. O tema será debatido hoje na bancada. Ele teme que o ato prejudique o Rio na reta final dos entendimentos. Em conversa prévia ontem na bancada do Rio deu empate. A favor do dia 17, formou-se uma aliança entre os deputados Garotinho (PR), Eduardo Cunha (PMDB), Chico Alencar (PSOL) e Alfredo Sirkis (PV).

O dinheiro do petróleo será carimbado
Estados e municípios não poderão gastar como quiserem as receitas de royalties do petróleo. O relator da proposta no Senado, Vital do Rego (PMDB-PB), vai incluir artigo no projeto pelo qual governadores e prefeitos serão obrigados a investir 40% das receitas em Educação; 30% em Saúde, Segurança, Erradicação da Pobreza, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia; e 30% em obras para o desenvolvimento. Estados e municípios também terão que apresentar e aprovar nas Assembleias e Câmaras de Vereadores um plano de aplicação da renda do petróleo. O objetivo é evitar o desperdício.

A União tem condições de ceder um pouco mais. Espero que a União ceda um pouco mais" - Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado (AL) sobre a divisão dos recursos do petróleo

PSDB na TV
Depois da reclamação do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), desta vez José Serra estará presente na propaganda nacional de TV do partido, que vai ao ar na quinta-feira. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) também gravaram depoimentos. Na peça, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), alertará para o risco de volta da inflação.

Vapt-vupt
Os parlamentares envolvidos na montagem da proposta de redistribuição dos royalties do petróleo querem votar o relatório Vital do Rego no dia 19, no Senado, e no dia 20, na Câmara. Querem evitar surpresas, como foi a emenda Ibsen.

Papéis invertidos
Os senadores governistas estão uma arara com os deputados aliados da Câmara. O motivo é o texto aprovado do Estatuto da Juventude. Reclamam que ficarão com o ônus de tirar o direito à meia-entrada dos jogos da Copa, como quer a Fifa.

Bloco na rua
A luta sucessória já começou no PSDB. Mas, desta vez, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) resolveu entrar em campo na largada. O mineiro não quer ser mais uma vez atropelado pelo paulista José Serra. Aécio resolveu assumir abertamente sua pré-candidatura à Presidência também para dar uma injeção de ânimo na oposição. Ela passa por um momento difícil e perdeu substância com a criação do PSD do prefeito Gilberto Kassab.

Solto
Preocupação na base aliada com a falta de mobilização do governo para votar a prorrogação da DRU. Além de precisar de três quintos da Câmara e do Senado, o calendário até o final do ano está apertado devido aos feriados.

Afunilando
A presidente Dilma tem audiência hoje com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luís Adams (AGU). Vão tratar da vaga para o STF. Os nomes com maior apoio são as ministras Rosa Weber (TST) e Maria Rocha (STM).

A PRESIDENTE Dilma evitou tratar da questão dos royalties ontem na reunião da coordenação de governo. Não quis pôr no colo matéria que não será votada esta semana.

A ELEIÇÃO municipal em Vitória e Vila Velha está arranhando a relação do governador Renato Casagrande (PSB) com o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e o ex-governador Paulo Hartung.

OS SENADORES Delcídio Amaral (PT-MS) e Antonio Russo (PR-MS) fizeram discursos ontem sobre a importância para o desenvolvimento daquela região da divisão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: