terça-feira, outubro 11, 2011

FÁBIO ZAMBELI (interino) - Painel


Cláusula pétrea
RENATA LO PRETE 
FÁBIO ZAMBELI - interino
FOLH DE SP - 11/10/11

A despeito das pressões de setores do PT, o Planalto não abrirá mão de manter em 7,5% a contribuição da União para o sistema de previdência complementar do funcionalismo, cuja votação é aguardada para este mês na Câmara. Para aplacar os petistas descontentes, que desejam elevar a alíquota oficial para 9%, o governo admite rever outros pontos do projeto.
A redação atual exige que o fundo em gestação seja administrado por uma empresa privada. A ideia é retirar essa obrigatoriedade do texto. As regras de aposentadorias em carreiras especiais que envolvem risco também podem ser aperfeiçoadas.

Muita calma O líder do PT, Paulo Teixeira (SP), quer mais tempo para tentar um acordo. "A bancada pediu um debate com o governo sobre este projeto. Não há razão para votá-lo antes", diz. 

Fadiga 1Ministros que estiveram com Dilma nas viagens internacionais recentes reclamam, em privado, da maratona de compromissos. Além do ritmo intenso de reuniões, a presidente convocava a comitiva para acompanhá-la em visitas a museus nas horas de folga. 

Fadiga 2Dilma também se queixa do excesso de atividades agendadas pelo Itamaraty. Em Nova York, num só dia ela teve seis reuniões bilaterais com chefes de Estado. 

Culpado Sobrou para o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT): Dilma não gostou da aprovação, na Câmara, da meia-entrada para estudantes de 15 a 29 anos. A petista não quer assumir o desgaste do veto, caso o benefício sobreviva ao Senado. 

Mais valiaCUT e CTB preparam documento em defesa do projeto de Vicentinho (PT-SP) que regula terceirizações e, na visão das centrais, resguarda o trabalhador. O texto é uma resposta à articulação da Força Sindical com empresários em favor de proposta que tramita em comissão especial da Câmara.

No papelConvidado pelo Conselho de Ética da Assembleia paulista a explicar entrevista na qual admite a venda de emendas parlamentares, o secretário Bruno Covas (Meio Ambiente) deve repetir o colega Roque Barbiere (PTB) e apresentar hoje, por escrito, suas considerações. 

AmplificadorO tucano, pré-candidato à prefeitura paulistana, teme que o PT veicule, durante a sessão, a gravação na qual ele relata oferta feita por um prefeito. O presidente do colegiado, Hélio Nishimoto (PSDB), considera "desnecessário" o uso do recurso sonoro. "Esperamos que ele compareça."

Oremos Geraldo Alckmin (PSDB) e Gabriel Chalita (PMDB) dividirão os holofotes na festa da Padroeira do Brasil, amanhã, no Santuário de Nacional de Aparecida. O governador fará uma das leituras na missa solene, às 10h. O peemedebista participará da novena, à tarde. 

Dote Dirigente do DEM paulistano, Alexandre de Moraes fez chegar a Alckmin que não haverá "alinhamento automático" com o PSDB em 2012. O partido, dono de fatia generosa do tempo de TV, espera mais espaço no governo paulista e avança nas tratativas com Chalita. 

BancadaMarco Aurélio Cunha será anunciado hoje líder do PSD na Câmara paulistana. O partido de Gilberto Kassab nasce com 10 vereadores na capital. 

Visita à Folha Sergio Renault, diretor vice-presidente do Instituto Innovare, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Antonio Claudio Ferreira Netto, diretor. 

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA 

Tiroteio"Ao adotar o corte do ponto dos funcionários parados, o governo Dilma utiliza um expediente patronal e se coloca no mesmo patamar dos banqueiros. É um retrocesso."DO PRESIDENTE DA UGT, RICARDO PATTAH, sobre a conduta do governo federal diante de movimentos de greve em curso no país, como o dos Correios, que deteriorou a relação do Planalto com as centrais sindicais.

Contraponto
Apito amigo
Durante reunião em Porto Alegre na semana passada, Pelé ouvia relato de Carlos Eugênio Simon, ex-árbitro de futebol, sobre suas participações em Copas do Mundo. O ex-juiz brincou com o tricampeão mundial:
-Eu participei de três. Eu e o Pelé somos os que mais participamos de Copa nesta mesa!
Manuela DÁvila (PCdoB-RS) provocou Simon, que colecionava atuações polêmicas nos gramados:
-Pode até ser, mas tenho certeza que neste quesito as torcidas preferem, de longe, o Pelé.

Nenhum comentário: