terça-feira, novembro 03, 2009

DIRETO DA FONTE

França entre dois amores

SONIA RACY

O ESTADO DE SÃO PAULO - 03/11/09


A Dassault, dona do Rafale, nem esperou a decisão do Brasil sobre qual será o novo caça da FAB.
Colocou a mão no bolso e comprou, por US$ 600 milhões, a área de TI da IBM americana - que vai incorporar à sua divisão Dassault Systémes.

Dois amores 2
A compra deixa no ar uma questão intrigante. A IBM produz hoje tecnologia para caças e até mísseis dos EUA. O governo americano proíbe a venda de material sensível para outros países. E a Dassault prometeu, se o Rafale for o escolhido pelo Brasil, transferir a tecnologia "de forma ilimitada".
Falta saber como americanos e franceses definirão as cláusulas secretas da nova compra, sem mexer no acerto entre Lula e Sarkozy.

Ver para negar
O PSDB quer virar o jogo com o governo. Vai fazer sua própria viagem pelo Nordeste, tirando fotos e fazendo perguntas, para avaliar o "estado real" das obras do PAC.
Depois quer convidar Geddel Vieira Lima, da Integração, para ir junto e dar explicações sobre falhas que as fotos mostrarem.

Ausência sentida
Amos Gitai desfalcou a Mostra de Cinema em São Paulo. Por recomendação médica.

Prêmio olímpico
Carlos Arthur Nuzman, do COI, acaba de receber telefonema do colega Tom Rosandich, da Academia de Esportes dos EUA: ganhou o Eagle Award - que só outro brasileiro, Pelé, tinha recebido antes.
O prêmio, por sua atuação no esporte, será entregue lá, no início de 2010.

A conferir
Pelo que se apurou entre petistas de nome, Lula dobrou o PT paulista. O candidato ao governo do Estado será Ciro Gomes.

Eu sou você amanhã
Mas Ciro Gomes deveria ter, na linha do horizonte, o caso Brizola. O caudilho mudou o título para São Paulo. Teve votação perto de zero.

Numa fria
Boteco todo feito de gelo?
Pois é, um desses está sendo construído em plena Vila Madalena, por dez especialistas em sistemas de resfriamento, importados da Europa pela AmBev.
A Estação Antarctica Sub Zero estreia dia 5.

Desfecho
Denise Paraná entregou pessoalmente a Lula, no dia de seu aniversário, um boneco do livro Lula, a História do Filho do Brasil, que vai sair pela Objetiva.
Em tempo: a editora Perseu Abramo desistiu de brigar pela paternidade da obra.

Lamentavelmente
Clésio Balbo, usineiro de Sertãozinho e um dos mais antigos da região, manda para a coluna interessante receita desafiadora: "Pingue algumas gotas de álcool na manga esquerda da camisa e outras tantas de gasolina na manga direita. Depois de quinze minutos, cheire as duas e sinta qual está cheirando mal. Ou então, derrame 100 litros de álcool numa lagoa e 100 de gasolina em outra do mesmo tamanho. Em seguida, observe, sem muito esforço, em qual das duas há peixes mortos."
Para Balbo, uma gota de diesel compromete a qualidade de 25 litros de água; uma gota de álcool evapora sem deixar vestígios. "Tudo porque o álcool é um produto natural, tão ao gosto dos ambientalistas. Mas é brasileiro, fazer o quê?"

Na Frente

Foi lotada a visitação, sábado, à casa onde viveu Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, Minas Gerais. Reformada pela Vale e prefeitura, ela fica aberta até dia 27. É que poeta maior faria 107 anos nesta data.

Eliana Tranchesi e Daniel Sauer anunciam hoje uma parceria entre Daslu e Amsterdam Sauer. Durante a primaira edição de joias da Villa Daslu.

Fábio Feldman, José Goldemberg e Emilio Roveri estarão juntos amanhã na entrega do Prêmio Odebrecht. Os autores do melhor projeto de desenvolvimento sustentável receberão R$ 20 mil cada.

Marcelo Tas lança seu livro Nunca Antes na História deste País, amanhã, na SaraivaMegastore do Higienópolis.

Marky Ramone - único integrante vivo da formação original dos Ramones - desembarca quinta para festa da Absolut.

Por 55 segundos, um twitter made in Brazil ficou à frente ao de Barack Obama. O do Maquinária Festival de Música Pop, que acontece entre os dias 7 e 9, no Jockey.

Marília Gabriela está roteirizando seu livro Eu que te Amo Tanto. Para transformá-lo em minissérie para TV a cabo.

Estranha moda entre teens novos ricos americanos: fazer festa de 15 anos em... limousines. Já há empresa se especializando nesse segmento.

Nenhum comentário: