terça-feira, novembro 03, 2009

BRASÍLIA - DF

Cantas? Pois agora dança!

CORREIO BRAZILIENSE - 03/09/09


Em Brasília, as brigas são constantes contra os bares que ultrapassam o horário com pandeiro e violão. Os clubes exageram no volume e o som é transportado pelas águas do Lago. Casas de festa sem permissão vendem ingressos e as baladas com as batidas de rave sacodem as janelas nos fins de semana. A cada ano, o barulho do progresso incomoda o cidadão. Já está no fim, mas vale o registro. Os dias de cantoria começam mais cedo e terminam mais tarde. Em breve estará acabado o ciclo das cigarras. A Organização Mundial da Saúde alerta que o som ambiente não deve ultrapassar 50 decibéis para não afetar a audição humana. As cigarras ignoram e inundam o espaço com um barulho ensurdecedor. Tomara que na próxima estação ela dance, como sugeriu a formiga. (Circe Cunha)

A frase que não foi pronunciada

“Os ideais de uma nação estão nas propagandas que produz.”

Inscrição no troféu de um marqueteiro.



Crime ou doença
Usuários de droga não devem ser considerados criminosos. A opinião de Bo Mathiasen é questionável. O diretor do escritório da ONU tem em mãos relatório que demonstra o aumento do consumo de entorpecentes no mundo. Só no Brasil o avanço beira a 1 milhão. O tráfico é alimentado por quem consome droga. São eles que adoecem a sociedade.

Professor
“Por que me olhas, Fidel?”. A resposta: “Te escuto como aluno”. Fidel Castro ouvia atento o discurso de Hugo Chávez. Depois de alguns anos, o presidente da Venezuela vê que seu pulso será fortalecido com a continuação do governo Lula. Está a um passo de ingressar no Mercosul.

Metrô
Um empréstimo do BNDES garantia o conforto maior para os usuários do metrô no DF. Hoje, os 20 trens não são suficientes para suprir a demanda. O Ministério Público do DF instaurou Ação Civil Pública para anular o edital de licitação do sistema de Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) de Brasília. Enquanto isso, sofre, quem precisa de transporte público.

Instinto
Redes por cima dos carros nas estradas e túneis por baixo. Construída na mata atlântica, a estrada de Itacaré é exemplo mostrado em todo o mundo como protetora da ecologia. Poderia ser material de estudo. No irracional, o instinto de sobrevivência é maior. Basta ver o número de atropelamentos de quem não usa a faixa de pedestres.

Acidentes
No mundo, 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em acidente de trânsito. Uma morte a cada 30 segundos. No Brasil, as últimas pesquisas mostram que 15 cidades têm um veículo por habitante.

Abate
Aviões clandestinos cruzam o espaço aéreo brasileiro para o transporte de drogas. Mesmo com autorização para abater, muitas vezes a FAB tenta abordar sem ações extremas. Os ocupantes do avião vindo da Bolívia com 159 quilos de cocaína e armas estão foragidos.

Dois lados
Condenação para todos os torturadores, é o veredicto do ministro Tarso Genro. Por enquanto, a decisão só vale para os militantes da direita. Os da esquerda continuam protegidos.

Política
Um jogo cheio de emoções. Se estiver fora da disputa à Presidência, Aécio pensa no Senado. Para vice de Serra, os nomes cogitados do DEM são os de Arruda, governador de Brasília, José Agripino, líder do partido no Senado e César Maia, ex-prefeito do Rio.

Planejamento
Mais uma favela sofre com a falta de planejamento para a entrada de carros do corpo de bombeiros. Paraisópolis, em São Paulo, ardeu em chamas. Cada tragédia ocorrida pode ser justificativa para reorganizar as ruas e o acesso de socorro.

Nenhum comentário: