sábado, julho 04, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama

Holofote


Felipe Patury


O trem descarrilado da ministra Dilma

Marisa Cauduro/ Folha Imagem


A construção da Ferrovia Transnordestina, entregue à CFN de Benjamin Steinbruch, é um dos assuntos que mais suscitam reações explosivas no governo. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pretendia inaugurá-la em 2010, mas, na velocidade atual, a obra só estará pronta em 2043. Os atrasos a exasperam, e seus rompantes em torno do projeto se repetem há um ano e meio. Na semana passada, ela enquadrou o secretário executivo da Integração Nacional, Luiz Eira, com tal, digamos, veemência que ele se demitiu. Nas reuniões sobre o assunto, Dilma já acenou com ameaças. Entre elas, decretar a caducidade da concessão dada à CFN, o que obrigaria os órgãos federais a cortar relações com todas as empresas de Steinbruch. O empresário nega a existência das discussões, das ameaças e até da briga que motivou a demissão de Luiz Eira.

Ele é da lata

Publius Vergilius/ Folha Imagem


Há nove anos, o executivo André Balbi passou a comandar a operação brasileira da Rexam, empresa inglesa líder na fabricação de latas de alumínio e a segunda maior produtora de embalagens do mundo. Em todos os anos de sua gestão, Balbi registrou os maiores aumentos de receita do grupo. Em média, na casa dos 6% anuais. Neste ano, em meio à recessão, já expandiu o faturamento brasileiro em 10%. Esses resultados levaram a Rexam a entregar-lhe há duas semanas o comando da operação nas Américas. Balbi passa a responder por uma receita de 1,5 bilhão de euros, um terço do faturamento do grupo, e a integrar o comitê estratégico global da empresa.

CPI via Supremo

José Cruz/ABR


O PSDB dará um ultimato ao presidente do Senado, José Sarney: ou ele nomeia os integrantes da CPI da Petrobras nesta terça-feira ou o partido recorrerá ao Supremo Tribunal Federal no dia seguinte para obrigá-lo a fazê-lo. Aprovada pela cúpula do partido, a estratégia foi proposta na semana passada pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento da CPI. Ele se baseou em uma decisão semelhante adotada em 2005 para forçar a instalação da CPI dos Bingos.

É poça ou poça?

Antonio Milena


Salvador é a capital em que a dengue mais fez vítimas neste ano. Um dos principais locais de reprodução do mosquito transmissor da doença é a região da Avenida Paralela. Cinco empresas possuem terrenos nessa área, que é coberta por poças infestadas pelos insetos. Em maio, a Justiça determinou que os alagamentos fossem aterrados, mas o governo baiano não deixa. Diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente do estado e ex-mulher do governador Jaques Wagner, Beth Wagner diz que as poças são, na verdade, lagoas e que eliminá-las é crime ambiental. A prefeitura alega que elas tanto são poças que muitas têm até ralos.

Outro Chico Mendes?

Manoel Marques


Osmarino Amâncio Rodrigues
assumiu o lugar de líder seringueiro após o assassinato de Chico Mendes, em 1988. Vinte e um anos depois, receia ter o mesmo destino. Ele se nega a permitir que madeireiros atuem dentro de uma reserva florestal no Acre. Há um mês, sua casa foi invadida e depredada. Rodrigues diz que o processo que desembocou na morte de Chico Mendes começou da mesma forma.

Lailson Santos


Um candidato a Silvio Santos

Não foram só a proposta de um salário anual de 6 milhões de reais e a perspectiva de participação em propaganda superior a 30 milhões de reais que levaram o apresentador Roberto Justus a trocar a Record pelo SBT. Seu agora patrão, Silvio Santos, o seduziu afirmando que Justus se parecia com o Silvio de trinta anos atrás e que seria ele o grande nome da TV no futuro próximo. Da conversa, Justus depreendeu que Silvio o havia escolhido como sucessor. Não se fez de rogado e já se ofereceu para comprar parte do SBT.

Nenhum comentário: