sexta-feira, junho 26, 2009

PAINEL DA FOLHA

Fiel da balança

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 26/06/09

Principal peça de sustentação do presidente do Senado fora das fileiras do PMDB, o DEM se reúne na terça para tirar posição sobre a crise. Por ora, a tendência é que o segundo maior partido da Casa não engrosse o coro de ‘fora Sarney’. Mas também não parece disposto a sustentá-lo a qualquer custo.
O presidente Rodrigo Maia diz que o DEM ‘não adotará atitude oportunista’, mas, ao mesmo tempo, não defenderá o indefensável. ‘Se começarem a se acumular muitas perguntas sem resposta, como ele vai presidir a Casa?’, pergunta. Em privado, vários ‘demos’ consideraram desastrosa a nota na qual Sarney associa sua situação ao fato de apoiar Lula.

Aquele abraço - Sarney recebeu ontem telefonema solidário do presidente Lula.

Reprise - Ao associar seu calvário ao fato de apoiar Lula, Sarney segue o roteiro de Renan Calheiros. O então presidente do Senado usou o mesmo discurso na crise de 2007.

Capenga - O Portal da Transparência entrou no ar sem os contratos de terceirização de mão de obra. Não existe base de dados unificada sobre eles, mais um sinal de que aí reside uma das principais caixas-pretas da Casa.

Bem-estar - Existe um ‘serviço de psicologia’ à disposição dos senadores, com 11 funcionários. Só um tem formação na área. Os demais são técnicos legislativos e há ainda um ‘assistente editorial gráfico’. A Casa tem também um serviço de ‘qualidade de vida’, com três nomeados.

Líder - Efraim Moraes (DEM-PB) tem o maior número de empregados no gabinete: 57, segundo o portal.

Firma reconhecida - Luciana Vieira Paim, funcionária de Paulo Paim (PT-RS), pediu certidão em cartório para provar que não é parente do petista. Choveram ligações de protesto no gabinete depois que o portal entrou no ar.

Abre-te... - A comissão de sindicância que fez o levantamento dos atos secretos sugeriu em seu relatório que se faça uma minuta de resolução segundo a qual todos os atos têm de ser convalidados pela autoridade responsável num prazo de 30 dias, sob pena de perderem a validade.

...sésamo - Os beneficiados por decisões que ainda estejam na gaveta terão de colocar a cabeça para fora, ou então perderão os privilégios.

Imexível - Ao adiar para julho a decisão sobre os cortes no Orçamento, Lula disse a auxiliares que serão cumpridos todos os reajustes acertados com o funcionalismo.

Eu recomendo - De Lula, durante voo entre SP e Brasília na segunda-feira: ‘Se o PT de São Paulo tiver juízo, apoia o Ciro para governador’.

Para confundir - Um expoente do PT paulista contrário à importação de Ciro não se impressiona com o conselho presidencial: ‘O Lula fala uma coisa para cada um’.

Não fui eu - Ideli Salvatti (PT-SC) teve a carteira de habilitação cassada por acúmulo de multas. Sob ameaça de encarar curso no Detran e novo exame, a líder do governo no Congresso irá recorrer. Alega que as infrações foram todas cometidas por seu motorista.

Tiroteio

Agora dá para entender por que Lula quer ser presidente da Petrobras quando deixar o Planalto. Ele está de olho no salário.

Do deputado JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), sobre a informação de que os vencimentos anuais de José Sérgio Gabrielli chegam a R$ 710 mil.

Diplomacia - O advogado-geral da União, José Antonio Toffoli, era o estranho no ninho na festa junina do ‘demo’ José Jorge, ministro do TCU. O governo quer ampliar seu trânsito no órgão fiscalizador.

Contraponto

República dos Pampas

Durante solenidade ontem no Palácio Guanabara, Tarso Genro insinuou que gostaria de contar com o conterrâneo José Mariano Beltrame se vencer a eleição para o governo gaúcho. Em seu discurso, o ministro da Justiça qualificou o delegado federal, hoje secretário de Segurança, como ‘nosso gaúcho servindo ao Estado do Rio’. E completou:
-Quem sabe o senhor volta para o Rio Grande do Sul...
Declarando-se ‘refém de uma máfia gaúcha’, o governador Sérgio Cabral condenou a ideia:
-Não inventa, porque ele vai continuar aqui. E daqui a pouco eu vou trazer o Luiz Fernando Corrêa- disse Cabral sobre o diretor-geral da PF, que também é gaúcho.

Nenhum comentário: