sábado, maio 16, 2009

BRASÍLIA - DF

Na mira da PF

CORREIO BRAZILIENSE - 16/05/09

A Polícia Federal deu cinco dias para que o Senado envie todos os contratos de empréstimos consignados feitos pela Casa que ainda estão em vigor. A partir desse material, a PF começará a investigar as suspeitas de irregularidades na gestão de João Carlos Zoghbi como diretor de Recursos Humanos do Senado. O mesmo prazo foi dado à Polícia Legislativa para envio de tudo o que foi apurado na investigação interna. Ou seja, se os senadores consideravam que a crise estava passando, a verdade é que a novela ainda está nos primeiros capítulos e promete muitas emoções.

A esperança dos anões

O ex-deputado Genebaldo Corrêa (PMDB-BA) passou por Brasília esta semana em defesa do voto em lista fechada. Genebaldo foi líder da bancada peemedebista, poderosíssimo no tabuleiro político nos anos 80. Terminou sugado pela CPI do Orçamento em 1993, que ficou conhecida como o "escândalo dos anões", por causa da baixa estatura dos parlamentares envolvidos. Agora, se a lista fechada for aprovada, as chances de retorno serão exponenciais. Não precisa nem fazer campanha. 

Não seja por isso...

Aos oposicionistas que vivem se referindo ao presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, como pré-candidato ao Senado, ele avisa: "Não sou candidato nem pré-candidato a qualquer mandato eletivo em 2010, nem na Bahia nem em nenhum outro lugar". Gabrielli, realmente, não tem do que reclamar do cargo que ocupa. No fim da semana que vem, receberá o prêmio de Homem do Ano, em Nova York. 

Tem limite

Sob pressão no Congresso, o governo mostra-se disposto a destinar R$ 1 bilhão do programa Minha Casa, MinhaVida para cidades com menos de 50 mil habitantes. Os recursos seriam carimbados no crédito de R$ 6 bilhões do programa habitacional. Mas com uma condição: o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), tem que colocar no relatório só o que for aceito pelo Poder Executivo.

Seguem as rusgas

O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel estranha as críticas que recebe do grupo do ministro do Desenvolvimento, Patrus Ananias, por não trabalhar desde já uma aliança eleitoral em Minas com o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB). "Sou mais aliancista que todos eles juntos. Tanto que apanhei igual a um condenado na aliança para prefeitura de Belo Horizonte", diz Pimentel, referindo-se à parceria com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, para eleger o atual prefeito, Márcio Lacerda (PSB).

No cafezinho

Fui! / Enquanto o governo se debatia contra as duas CPIs da Petrobras lidas ontem no plenário do Senado, o líder do governo na Casa, Romero Jucá, estava em Roraima, mergulhado depois do embate público com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Sobrou para o vice-líder, Gim Argello (PTB-DF), tocar o barco. 

Rouco de tanto explicar / Desde que foi escalado pelo presidente do Senado, José Sarney, para falar das mazelas da Casa e de suas soluções, o primeiro-secretário Heráclito Fortes (foto) adotou o chá de gengibre, numa xícara de cafezinho. São pelo menos duas doses diárias. Uma no início, outra no final da tarde.

Irada / A mulher do prefeito de Salvador, João Henrique, a deputada estadual Maria Luiza, conhecida por querer mandar na administração local, não tira os olhos da campanha de 2010. Ela está empenhada em trabalhar a candidatura do prefeito ao governo da Bahia, apesar do acordo com o ministro Geddel Vieira Lima para que João Henrique fique no cargo. 

50 anos, 50 obras / O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e o vice, Paulo Octávio, passam o fim de semana separando as 50 obras prioritárias a serem inauguradas em abril de 2010. O anúncio será na quarta-feira. 

Nenhum comentário: