segunda-feira, abril 27, 2009

MÓNICA BERGAMO

Caos


Folha de S. Paulo - 27/04/2009
 

O mutirão feito em Manaus pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para libertar presos que cumprem pena de forma irregular fez um diagnóstico dramático sobre a situação: de 35 processos analisados até o fim da semana passada, 25 tinham problemas -e os presos, que cumpriam penas, em sua maioria, por furtos simples, foram colocados em liberdade. O presídio Raimundo Vidal Pessoa, construído para abrigar 104 presos, tinha 750; os detentos se revezam para ir ao banheiro e até para dormir.

CAOS 2
E mais: na enfermaria, um preso paraplégico agoniza com escaras (crosta resultante da mortificação de tecido), já que mal consegue se movimentar. Os juízes que visitaram o presídio devem entregar um relatório a Gilmar Mendes, presidente do CNJ, afirmando que a situação é "caótica".

CAOS 3
O CNJ já fez mutirão em seis Estados. De 7.000 presos que tiveram seus processos examinados, 2.000 foram libertados porque já estavam encarcerados há mais tempo do que previam as penas a que foram condenados.

 

SHOW
O TSE deve julgar amanhã a representação contra o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, acusados por PSDB e DEM de fazerem propaganda eleitoral antecipada no encontro de prefeitos organizado pelo governo federal em fevereiro. Os ministros decidiram marcar a votação para a abertura, ou uma espécie de "horário nobre" da sessão.

 

EM BOA COMPANHIA
Em cerca de dez anos, oito dos dez ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) já vão ter se aposentado. Menos dois: Gilmar Mendes, 53, e Joaquim Barbosa, 54. Eles são os mais jovens da corte. "Os dois vão ter de se aturar por muitos anos ainda. Seria melhor se acertarem de uma vez", diz um dos magistrados. Serão longos 16 anos de convivência: a aposentadoria, no STF, é compulsória aos 70 anos.

CONFESSO QUE VIVI
A biografia de José Sarney, escrita pela jornalista Regina Echeverria, será publicada pelo grupo Leya.

Nenhum comentário: