segunda-feira, abril 27, 2009

LAURO JARDIM - VEJA ON-LINE

CÂMARA


Clima de campanha

Michel Temer ficou desde sexta-feira pendurado no telefone em contato com líderes partidários e deputados influentes. O trabalho é para garantir que amanhã sua resolução acabando com a farra das passagens saia vitoriosa do plenário. A previsão é que Temer desembarque em Brasília no início da tarde e as conversas pessoais sigam até à noite.

Denúncia que ajuda

A gravidade denúncia de que os gabinetes de vários deputados negociaram as passagens aéreas com agências de viagem deram uma força a Temer. Os deputados estão assutados com o rumo da discussão, que até o meio da semana passada ainda era tratada como familiar. Agora, está virando caso de polícia.

TELEVISÃO

Ibope de seleção

A vitória do Corinthians sobre o Santos ontem à tarde garantiu à Globo uma audiência do tamanho de um jogo de seleção brasileira - até um pouco maior. O jogo registrou 35 pontos, segundo os números prévios do Ibope em São Paulo (e em segundo lugar, ficou a Band, com 11 pontos, que também transmitia a partida).  Em outubro passado, por exemplo, quando a Globo mandou ao ar o empate de zero a zero entre Brasil e Bolívia, válido pelas Eliminatórias, o ibope cravou 34 pontos para a Globo.

ELEIÇÕES 2010

Palocci nas mãos de Gilmar

Com o anúncio do câncer de Dilma Rousseff,  a solução Antonio Palocci para à presidência da República tende naturalmente a ganhar força no PT. Inicialmente, Palocci estava se preparando para disputar o governo de São Paulo. Era no máximo um plano B para Lula e o PT. Agora, dependendo da evolução do quadro médico de Dilma, Palocci pode passar de opção para nome obrigatório.
Só que Palocci está nas mãos de Gilmar Mendes. O presidente do STF é o relator do caso da quebra de sigilo do caseiro Francenildo - e Palocci só será candidato a cargo majoritário se for inocentado da acusação que lhe pesa nos ombros: a de ter determinado a quebra do sigio bancário do seu ex-caseiro.
No início do mês, Gilmar deu sinais de que levaria o caso para julgamento em maio. Se isso acontecer, e Palocci for inocentado, ninguém mais segurará as especulações em torno de sua candidatura à presidência. 
Mas o caminho de Palocci é pedregoso: basta que um dos ministros do STF peça vistas do processo e o ex-ministro da Fazenda, terá que guarar sua ansiedade no armário por mais algumas semanas ou meses.

Efeito Dilma

Não demora muito e algum engraçadinho do PT  vai  relançar a tese do terceiro mandato para Lula.

STF

Gilmar e Joaquim cara a cara

O reencontro de Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes cara a cara pode ocorrer na sessão do STF desta quinta-feira.

Barbosa desembarcou ontem à noite em Brasília, depois de um fim de semana no Rio de Janeiro. Trabalhará normalmente hoje e amanhã. Na quarta-feira se submeterá no Hostpital Sírio-Libanês (SP) a um tratamento para sua crônica dor decoluna - um tratamento novo, de rádio-frequência, que ele iniciou no mês passado.

Aos mais próximos, disse no fim de semana que, se estiver em condições, pretende participar, sim, da sessão de quinta-feira.   

E como será o reencontro com Gilmar?

- Pouco intervenho nas sessões. Este é o meu estilo. Agora, se achar que devo intervir, o farei normalmente, disse.

O espírito não é de briga.

Lincoln para relaxar

A propósito, Joaquim Barbosa tem tentado relaxar lendo O Gênio Político de Abraham Lincoln, biografia lançada em 2005 pela historiadora americana Doris Goodwin. São 944 páginas de puro deleite.

Nenhum comentário: