terça-feira, março 03, 2009

INFORME JB

DEM e PSDB brigam por minoria

Leandro Mazzini
Jornal do Brasil - 03/03/2009
 

Em tempos de bonança na aprovação do governo e do presidente Lula, enquanto o PMDB surfa na onda do poder e tudo dá certo para a base, a situação da oposição é tão delicada que até a disputa pela simples liderança de minorias na Câmara e Senado é capaz de provocar um racha entre DEM e PSDB. O imbróglio terá capítulo final hoje. Até ontem, ferviam as cabeças nas hostes de ambos os lados. Insaciável que é, o PMDB fez escola: o DEM quer para si o comando das minorias na Câmara (Roberto Magalhães, indicado por Caiado) e no Senado. Além disso, os democratas exigem para Efraim Morais (PB) a liderança da minoria no Congresso, cargo recém-criado. A vaga, pelo que se tratou, cabe à bancada tucana da Câmara, cujo nome cotado é Otávio Leite.

Aperitivo Cardápio

Sabe o que faz o ministro Márcio Fortes, das Cidades, largar um bom prato à mesa? Um futuro jogador do Fluminense. Foi o que aconteceu na Capricciosa, em Búzios, sexta à noite.

Tricolor que é, Fortes viu entrar no restaurante o craque Fred, do Lyon (prestes a assinar com o Flu) e correu para saudá-lo. Chegaram a ligar para o Horcades, chefe do clube, e confirmaram a vinda do jogador para breve.

Sobremesa

Na mesa ao lado, o secretário de Transportes do Rio, Júlio Lopes, flamenguista e ex-dirigente do clube da Gávea, assistiu à cena rubro de inveja. Fortes quase soltou um "cadê o Obina?".

Linha direta

O deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) vai propor lei que cria um disque-denúncia em todos os ministérios do governo.

Ressaca

Há testemunhas que dizem ter sido a cerveja belga Duvel, servida exclusivamente para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a causa da ausência dele na missa dos 444 anos do Rio, no Cristo.

Coisa ruim

O prefeito bebeu a cerveja, com seus incríveis 8,5% de teor alcoólico, nos quatro dias de desfiles. Em flamengo, Duvel significa diabo.

Bigodão = papelão

Um juiz em Brasília usa da prerrogativa do cargo, sem cerimônia, para não pagar o estacionamento de seu Honda no Pátio Brasil Shopping. Temido, é conhecido pelos funcionários lá como "velho do bigodão".

Feliz ano novo

Eleito prefeito de São João Batista, interior do Maranhão, o sobrinho do ex-governador José Reinaldo tomou posse em janeiro e só apareceu para trabalhar na Quarta-Feira de Cinzas.

Folia lusitana

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e os diretores da Strawberry Dreams, empresa portuguesa de eventos, vão realizar o Carnaval da Bahia–Portimão no Algarve, entre os dias 24 e 26 de julho.

Folia lusitana 2

A festa contará com artistas baianos, blocos e afoxés, além de uma exposição da cultura e do turismo da Bahia.

O advogado

Amigo de Cesare Battisti, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) tem visitado pessoalmente ministros do STF, de porta em porta, em defesa do italiano, cujo destino será em breve decidido pelo tribunal.

Novos rumos

Reviravolta política na Espanha. O Partido Popular derrotou os nacionalistas galegos e, no País Basco, pela primeira vez em 30 anos, os separatistas perderam as eleições regionais para partidários da Espanha unificada, ligados ao primeiro-ministro José Zapatero.

Sem resposta

Pergunta para Hillary Clinton, secretária de Estado americano que defende os interesses do conterrâneo que reivindica o filho brasileiro: e os pilotos do Legacy, envolvidos na morte de 154 no Brasil, virão depor aqui?

Juízo final

Rezadeiras do governador Jackson Lago (MA) já estão de plantão na porta do TSE.

Nenhum comentário: