terça-feira, março 03, 2009

ELIANE CANTANHÊDE

Assim caminha a humanidade


Folha de S. Paulo - 03/03/2009
 

Ih! Depois da Paula Oliveira, o Guinga. Cochicha daqui, cochicha dali, nem o Itamaraty nem a Embaixada da Espanha confirmam que o músico brasileiro levou um soco de policiais e perdeu dois dentes no aeroporto de Barajas. Como não registrou queixa oficial, não há inquérito nem confirmação, só dúvidas. Até segunda ordem, fica o dito pelo não dito.
Enquanto isso, sucedem-se os episódios de violência contra estrangeiros no verão brasileiro. Um sueco morre depois de baleado na praia de Pipa (RN). Jovens norte-americanos e europeus são assaltados às dúzias em dois albergues (albergues!) no Rio. Toda hora um ladrão ataca um, uma bala mata outro, com fotos de turistas antecipando a volta, tristes e abatidos.
Pensando friamente: se você fosse estrangeiro, viria passar férias, ou o Carnaval, nas nossas grandes cidades? Em São Paulo? Recife? Salvador? Ou no Rio, onde o músico Marcelo Yuka acaba de ser agredido num assalto quase no mesmo lugar onde foi baleado por ladrões em 2000 e ficou paraplégico?
Eu morreria de medo, tanto quanto moças e moços brasileiros ficam com um pé atrás quando pensam em ir à Europa desembarcando em Madri ou Londres, por exemplo.
Na capital da Espanha, os casos de constrangimento melhoraram, mas é impossível se esquecer das pessoas que pagaram caro pelas passagens e acabaram sem comida e sem banho até serem devolvidas sem ressarcimento. Em Londres, o caso Jean Charles, sabidamente assassinado por policiais -que estão impunes-, dá um frio na espinha.
O mundo está cada vez mais perigoso. Os pobres não podem mais ir para o países ricos porque o bicho pega. E os ricos não podem fazer turismo nos países pobres e emergentes porque o bicho mata. Assim caminham a humanidade, a globalização e a crise. E sem chances de melhorar. Ao contrário, com a recessão e o desemprego em ricos e pobres, tudo só pode piorar.

Nenhum comentário: