terça-feira, março 03, 2009

PAINEL

Fundo perdido


Folha de S. Paulo - 03/03/2009
 

Enquanto o PMDB ameaça o Planalto propondo uma CPI dos fundos de pensão, os tucanos estudam pedir intervenção no Real Grandeza, pivô de disputa na base aliada de Lula. "Se o ministro peemedebista diz que há "bandidagem" na diretoria do fundo de pensão de Furnas, e o outro lado acusa o ministro de querer botar a mão nos recursos, não dá para o governo deixar por isso mesmo", diz o presidente do PSDB, Sérgio Guerra. A tecla a ser martelada é a de que um lado, o outro ou ambos podem estar com a razão.
Há debate sobre como e a quem apresentar o pedido. A intervenção seria feita pela Secretaria de Previdência Complementar, encarregada dos fundos.

Sutil
O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) defende usar a base de dados da CPI dos Correios como ponto de partida da nova comissão que propõe para investigar os fundos de pensão. "Vamos ampliar a partir do que a CPI levantou", diz. Controlados pelo PT e por sindicalistas, os fundos foram apontados à época como possíveis fontes de dinheiro do mensalão. 

Eu juro
Cunha, que nega cem vezes ter sido o padrinho da tentativa de mudança na diretoria do Real Grandeza, diz que a nova CPI não será contra o governo, e sim "para tirar a limpo todas as suspeitas". O PMDB começa hoje a recolher as assinaturas. 

Raízes
Ligado à CUT, Roberto Panisset, diretor de seguridade do Real Grandeza, tem também no currículo militância no PDT do Rio. 

Tudo a ver 1
A Secretaria Especial de Mulheres da Presidência realizará um seminário nos próximos dias 10 e 11 com o título "Mais Mulheres do Poder". A principal palestrante convidada para o evento, a ser realizado no Palácio do Planalto, é a ministra, "mãe do PAC" e pré-candidata Dilma Rousseff. 

Tudo a ver 2
A programação do seminário escalou Dilma para falar sobre "Mulher, Poder e Democracia: uma articulação necessária". A ministra da Casa Civil ainda não confirmou sua presença. 

Outro lado
Organizadora do questionado encontro de prefeitos em Brasília, a Dialog Comunicação diz não ter sido notificada oficialmente das investigações do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União sobre suspeita de serviços cobrados e não-executados em evento do governo federal sobre trânsito.

Tormenta
Ministério do Planejamento, de Paulo Bernardo, encomendou 200 exemplares de "Billy Budd", romance do século 19 sobre um marinheiro acusado de assassinato que tenta provar sua inocência. O autor é Herman Melville ("Moby Dick"). A leitura faz parte do curso "Liderança: reflexão e ação". 

Plano B
Sob sério risco de perder a Comissão de Infraestrutura para Fernando Collor (PTB-AL), o PT trabalha num plano B para Ideli Salvatti (SC): o comando da Comissão de Fiscalização do Senado, bem menos poderosa. 

Geográfico
Dois petistas disputam a nova diretoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário para regularização fundiária na Amazônia. O ministro Guilherme Cassel tenta emplacar o gaúcho Carlos Guedes de Guedes. A bancada amazônica quer o ex-senador Sibá Machado (AC). 

Turnê
A bancada do PT na Câmara pretende realizar seminários regionais, no Norte e no Nordeste, para discutir o projeto do partido para 2010. Mais um pretexto para levar Dilma Rousseff a tiracolo. 

Visita à Folha
Yeda Crusius (PSDB), governadora do Rio Grande do Sul, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de Fernando Guedes, secretário-executivo do governo em Brasília, e de Ana Jung, assessora.

Tiroteio

"Não pretendo assinar a CPI dos fundos de pensão, proposta pelo PMDB, porque CPI é um instrumento da oposição." 
Do líder do PT na Câmara, 
CANDIDO VACCAREZZA (SP), sobre a ideia lançada pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Contraponto

Sessão da tarde

Cristovam Buarque (PDT-DF) comandava, no final do ano passado, uma sessão da Comissão de Educação do Senado para debater mudanças no sistema de meia-entrada. Os participantes assistiam a um vídeo com depoimentos de personalidades sobre o tema. Durante a fala do cantor Herbert Viana, o áudio desapareceu.
-Vamos colocar outro DVD. Dá para colocar?-, pediu Cristovam a assessores seguidas vezes.
-Olha, tem de ver se o DVD não é pirata...-, brincou Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
Diante da dificuldade, Cristovam jogou a toalha:
-Nem meia-entrada vale para assistir esta sessão!

Nenhum comentário: