quarta-feira, fevereiro 18, 2009

ARI CUNHA

Antecipar sem cumprir


Correio Braziliense - 18/02/2009
 

Há um vesgo nos anúncios de novas obras ou instituições do governo brasileiro. Até hoje o presidente Lula tem anunciando verbas e obras para o futuro. E nem sempre são cumpridas as previsões. Quando fala ao povo, anuncia belezas e progressos. No correr dos dias, o assunto vai ao esquecimento. Ninguém cobra. A secretária de um amigo catalogou várias dessas promessas e poucas viu cumpridas. Com a Petrobras, o presidente anunciou que vai fazer prospecção na zona do pré-sal. Ora, pelo que fomos informados, a Petrobras é especialista em prospecção de petróleo em grande profundidade. Há necessidade de encomendar plataformas próprias, navios-tanque de maior capacidade. As brocas para vencer o pré-sal têm especificações não usadas no mundo. No Atlântico Sul, a idéia é latente e não passada do computador. A crise econômica reduziu em muito os orçamenvos. 

Há outros exemplos de anúncio presidencial que entram no esquecimento. Lula se vale de sua popularidade. Jamais foi alcançada por qualquer chefe de governo. Ainda bem que o presidente vive preparado para novas surpresas, inclusive no auxílio em dinheiro para o trabalhador.


A frase que não foi pronunciada

“É contra? Fora do meu país!”
Reizinho mandão, de Ruth Rocha, encarnando no presidente Hugo Chávez.


Escambo 
Café com café se paga. Aconteceu na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. A dívida de R$ 2 bilhões com o Funcafé poderá ser paga com 5% da produção anual. A proposta inicial é que aconteça durante 20 anos até quitar a dívida. A ideia foi apresentada por José Ximenes, do Conselho Nacional do Café. 

Acerto 
Cogita-se no governo criar um instituto que tenha a competência de tratar da legalização fundiária de escolas, prédios, hospitais. Sem sede regulamentada, nenhum projeto recebe recursos do Orçamento. 

Ruído 
Foi uma confusão a conversa sobre as reivindicações dos pequenos produtores de Castelo dos Sonhos. Depois que os prefeitos foram entender a conversa. Era outro castelo. Não o do deputado Edmar Moreira. Castelo dos Sonhos fica em Altamira, entre Santarém e Cuiabá. 

Eficiência 
Continua na Mesa do Senado Mônica Freitas. O trabalho de toda a equipe do cerimonial para a inclusão de pessoas portadoras de deficiências foi reconhecido. 

São Tomé 
Heráclito Fortes e Mão Santa têm compromisso em dezembro. Vão à inauguração do porto de Luiz Correia, no Piaui. Mão Santa liberou o recurso para a construção do porto. Heráclito até agora não viu nenhum saco de cimento. Qual São Tomé, só acredita no que vê e pega. 

Sem remediar 
Anac, DER e Marinha que tracem estratégia para diminuir os acidentes fora dos grandes centros. Helicópteros, embarcações de travessia, ônibus interestaduais irregulares aumentam a insegurança dos transportados. Só consternação pelos acidentes não adianta. Melhor prevenir. 

Cuidados 
O ministro Fernando Haddad, da Educação, entregou nas mãos do presidente Lula projeto que obriga a presença nas escolas de alunos desde os 4 anos de idade até os 17. O que parece um sonho pode vir a ser pesadelo. Falta pensar em nova estrutura.

História de Brasília

O comandante do Durango, com toda sua fleuma inglesa, perdeu, por alguns instantes, seu fair play quando viu o navio cercado pela esquadra brasileira saudando o presidente Jânio Quadros. É que o comandante, informado sobre a América do Sul, pensava que se tratasse de atentado contra o sr. Jânio Quadros, seu passageiro mais importante.(Publicado em 22/1/1961)

Nenhum comentário: