quarta-feira, fevereiro 18, 2009

FERNANDA KRAKOVICS

Contra-ataque

Panorama Político 

O Globo - 18/02/2009
 

Partindo do diagnóstico de que está sem foco e perdendo a batalha de comunicação contra o presidente Lula, o PSDB montou um núcleo para acompanhar as ações do governo e apontar suas contradições. Serão fiscalizados o andamento das obras do PAC, as ações da Petrobras e o perfil do gasto público. E serão feitas pesquisas de opinião para medir como a crise está afetando o país. 

O debate sobre a crise 

Na primeira reunião do Conselho Político neste ano, os novos líderes da base aliada no Congresso serão municiados hoje com dados para defender o governo no debate sobre a crise. O ministro Guido Mantega (Fazenda) fará uma análise da conjuntura, destacando a reação de setores como automobilístico, construção civil e alimentos. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, deve ser cobrado por um aumento maior no ritmo de redução da taxa básica de juros. E o presidente Lula deve dizer que o país passa pela fase mais intensa da crise neste momento e que o quadro deve melhorar a partir de setembro. 

Ninguém precisa forçar a porta. Ela está aberta. Vai ter prévias" - Sérgio Guerra, presidente do PSDB, depois que José Serra aceitou disputar com Aécio Neves 

CANDIDATÍSSIMA. A faixa acima, defendendo a candidatura de Dilma Rousseff, estava pendurada na cerca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, inaugurado ontem pelo presidente Lula. Já vestindo o modelito de candidata, Dilma se dispôs a falar ontem com a imprensa, após solenidade no Palácio do Planalto. Ela mudou de tom ao ser perguntada sobre a acusação de que o PMDB se especializou em corrupção, feita por Jarbas Vasconcelos: "Ah, não, gente. Tem dó". 

Desemprego 

A expectativa das centrais sindicais é que o Caged de janeiro, que será divulgado amanhã, ainda será negativo. Em dezembro foram fechados 654 mil postos de trabalho. Já em janeiro de 2008, foram criadas mais de 142 mil vagas.

Metralhadora 

A avaliação de governistas e da oposição é que Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) cometeu dois erros para a campanha de José Serra: bater no Bolsa Família e, ao generalizar os ataques, dificultar uma aliança mais ampla com o PMDB. 

Blindagem 

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), não vai permitir ao Tribunal de Contas da União o acesso às notas fiscais da verba indenizatória dos deputados. O procurador do Ministério Público junto ao TCU, Marinus Marsico, requisitou os comprovantes de 2007 e 2008 do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG). Esse trabalho será feito apenas pela Corregedoria da Câmara. 

Desafinados 

Enquanto a direção do PSDB se esforça para pôr o partido nos trilhos, deputados tucanos colocaram em prática ontem sua dissidência votando contra a orientação do líder José Aníbal (SP). Ele anunciou que a bancada estava em obstrução, mas 12 votaram a favor da retirada de pauta de uma medida provisória, entre eles os paulistas Paulo Renato, Arnaldo Madeira e Antonio Carlos Pannunzio. O grupo também mudou de lugar no plenário: agora senta no fundo. 

NOSSA HILLARY. Os tucanos estão chamando o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que será presidente da Comissão de Relações Exteriores, de "a nossa Hillary". 

A DIRETORA da Anvisa Maria Cecília Brito deve ser reconduzida ao cargo. Ela foi indicada pelo então senador Maguito Vilela (PMDB-GO). 

DISPUTAM a presidência da Comissão de Educação da Câmara as petistas Maria do Rosário (RS) e Fátima Bezerra (RN).

Nenhum comentário: