quinta-feira, dezembro 09, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

“Foi uma candidatura desastrosa, sem agregar nada à oposição”
Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) sobre a campanha de José Serra no primeiro turno

Abin investiga futuro ministro antes de anúncio 
A demora em oficializar ministros do futuro governo, mesmo depois que seus nomes são vazados, deve-se à Agencia Brasileira de Inteligência, que vasculha a vida pregressa dos indigitados. Ou seja, a demora decorre do tamanho da ficha do futuro ministro. A Abin produz um relatório, sem emitir juízo, listando ligações políticas e pessoais, ações na Justiça, acidente de trânsito, pensões alimentícias, Serasa/SPC etc.

O começo 
Como no atual governo, Gilberto Carvalho, futuro secretário-geral, pede o crivo da Abin por meio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

A intermediação 
O chefe de gabinete do general Jorge Félix, ministro do GSI, é quem aciona o serviço secreto da Abin para investigar o indicado.

Barriga de aluguel 
José Sarney apenas foi informado da escolha do futuro ministro Pedro Novais (Turismo). A indicação foi de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Quem vai mandar 
O “pacote” do Turismo inclui Geddel Vieira Lima presidindo a Embratur. Aliado de Eduardo Cunha, ele tem ascendência sobre Pedro Novais.

ANP quintuplica seus gastos em informática 
Nem só o presidente Lula desdenha de Guido Mantega. O ministro da Fazenda afirmou que o futuro governo vai cortar gastos para reduzir os juros, mas Lula deu nele um pito público e a Agência Nacional do Petróleo uma eloquente “banana”: às vésperas da posse de Dilma Rousseff, a ANP abriu licitação de serviços de “manutenção corretiva, adaptativa e evolutiva, e suporte” em informática. Vai substituir um contrato de R$ 3,8 milhões por outro de R$ 17,5 milhões.

É a demanda 
Alan Kardec, diretor da ANP, diz que o contrato atual é insuficiente para desenvolver novos sistemas, e o novo pode ser reduzido em até 40%.

No petismo, a teoria... 
O jornalista Ricardo Kotsho, ex-assessor de Lula, garantiu no Programa do Jô que o petismo jamais restringiria a liberdade de imprensa.

...na prática é outra 
Já o ex-jornalista Franklin Martins, ministro da Propaganda, continua sonhando com mecanismos de controle e “regulação” da mídia.

Novidade na Abin
Marcelo de Carvalho Lopes pode ser a opção partidária de Dilma para a poderosa Agencia Brasileira de Inteligência (Abin). Ele hoje dirige Sebrae-RS e atuou no serviço de sensoriamento remoto da Amazônia.

O negociador 
O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Waldemir Moka (PMDB-MS), conduziu três reuniões para convencer o senador Gim Argello (PTB-DF) a renunciar à relatoria, abortado a crise.

Vistoria 
D. Marcela, jovem vice-primeira-dama, conhecerá dia 23 o Palácio Jaburu, onde vai morar com o filho de vinte meses e o marido, Michel Temer. Será ciceroneada pela atual ocupante, Marisa Gomes da Silva.

Os ‘artistas’ da Cop-16 
A presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu, disse que na conferência do clima, em Cacún, há quem defenda a natureza conciliada com a produção de alimentos e os que só fazem teatro. E pergunta: “De que tipo de gente o mundo realmente precisa?”

Exibicionismo
Um grupo com farda preta empacotada a vácuo, da chamada Polícia do Senado, imitando Polícia Federal, roda os estacionamentos com sirene estridente, aplicando “multas” que nada valem nos servidores.

Policiando o nada 
Os quase quinhentos PMs colocados à disposição da Presidência da República têm sido subtilizados em tarefas como distribuir botijões de água, lavar carros oficiais, servir como motoristas ou porta-celulares. 

Tarso falha, a Justiça, não 
A Justiça gaúcha devolveu ao economista Júlio Leite o clube campestre de 22 hectares em Porto Alegre, invadido por um caseiro. Arrolado como testemunha, ex-ministro Tarso Genro (Justiça) relutou. Júlio, deficiente físico, contou em livro a saga jurídica e o papelão de Genro.

Baiano folgado 
A prefeitura de Salvador retirou outdoors do cantor de axé Tomate que citam a música Eu te amo, porra. O cantor reclama de censura, os soteropolitanos do seu mau gosto e da musiquinha chinfrim.

Pensando bem...
...foi a bela Carla Bruni quem vendeu os caças Rafale ao Brasil. 

PODER SEM PUDOR
Gracinhas de deputados 
Certa vez, a deputada estadual Heloneida Studart (PT) combinava entrevista com uma repórter de Brasília, que não a conhecia, e descreveu assim a subcomissão parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio que chegaria à capital:
– É simples você nos achar. Sou baixinha, gordinha e bastante sorridente. Já a minha colega Graça Matos (PMDB) é alta, esbelta e muito elegante. O meu colega Leandro Sampaio (PMDB) é gordinho, calvo e bem bonitinho...

Nenhum comentário: