quinta-feira, dezembro 09, 2010

MÔNICA BERGAMO

LOLITA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 09/12/10

Nova aposta da Globo, a catarinense Bruna Linzmeyer, 18, estrela editorial de moda de Luís Fiod na revista "RG'; ex-modelo, ela está na microssérie "Afinal, o que Querem as Mulheres?" e fará par romântico com Lázaro Ramos na próxima novela das oito, "Insensato Coração"

TORCEDOR EM CAMPO

O Clube dos 13 está realizando pesquisa com torcedores em todo o país para definir o melhor horário para a realização de seus jogos de futebol noturnos. Sondagem anterior com 4.000 pessoas mostrou que, em cidades médias, a preferência é pela realização de partidas às 20h30. Em cidades grandes, afetadas pelo trânsito, o horário apontado como ideal é 21h.

DEPOIS
O resultado definirá qual dos dois horários será exigido pelos times na licitação para a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2011. Mas a regra só valerá para quem comprar a exibição do campeonato em internet, pay-per-view, celular e TV fechada. A TV aberta poderá continuar transmitindo entre as 20h30 e as 21h45. A faixa afasta o torcedor dos estádios, mas o Clube dos 13 não vai "criar polêmica agora", diz Ataíde Gil Guerreiro, responsável pela licitação.

LUZ DO DIA
A ideia do Clube dos 13 é convocar um fórum no próximo ano para discutir o horário dos jogos na TV aberta. "Vamos convidar meios de comunicação, secretarias de Segurança, CBF e Ministério do Esporte para um amplo debate", diz Gil Guerreiro.

QUERO SAIR
O SBT de Silvio Santos deve perder mais uma afiliada de Orestes Quércia. Depois de transferir a programação de sua emissora em Campinas para a TV Record, o grupo do ex-governador de São Paulo negocia a troca de seu canal de Santos do SBT para a Bandeirantes.

QUERO FICAR
O embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, comunicou a Luciano Coutinho, do BNDES, que a PDVSA, petrolífera de seu país, não pretende romper a parceria firmada com a Petrobras para a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A demora da empresa em apresentar garantias de um empréstimo de R$ 9 bilhões que tomará do banco brasileiro levantou dúvidas quanto à sua permanência no negócio.

ROCK'N'ROLL
Slash, guitarrista do Guns N'Roses fará shows em SP, Rio e Curitiba em abril. Na turnê pelo país, ele deverá trazer a mulher, Perla, e os filhos Cash e London.

MINUTOS DE SABEDORIA
Eike Batista encabeçará a coleção "Clássicos da Twitteratura Brasileira", série de livros de bolso que a Suzano lançará com os melhores posts de 15 personalidades no microblog.

PAPAIS NOÉIS
A Festa dos Brinquedos arrecadou 4.000 presentes de Natal para crianças carentes, no Leopolldo. O desembargador Carlos Teixeira Leite Filho e Álvaro Leopoldo e Silva Filho, da Jovem Pan, receberam convidados como o advogado Marcos Paulino.

DESPEDIDA
O cabeleireiro Wanderley Nunes diz que se despedirá do Palácio da Alvorada junto com dona Marisa Letícia. Ele desembarca em Brasília no dia 1º de janeiro para arrumar a primeira-dama para a posse de Dilma Rousseff (PT). Marisa deverá usar um vestido Walter Rodrigues.
Antes disso, os dois participam da entrega de cestas de Natal na comunidade de Paraisópolis, em SP.

VESTIDOS DO ESPER
O estilista Ronaldo Esper ligou para a produção do "Superpop", da RedeTV!, oferecendo quatro vestidos de noiva (R$ 12 mil cada um) para o leilão que o programa fará em prol do Hospital do Câncer de Barretos. "Me disseram que para aceitar era preciso passar pela parte burocrática da casa. Mas não é caridade? Que burocracia é essa?", diz Esper, que já teve um quadro na atração e não renovou o contrato com a emissora. A RedeTV! diz que o programa ainda está em fase de produção.

FIM DE ANO ESPANHOL
Grávida de quatro meses, Caroline Celico, mulher do jogador Kaká, diz que os dois não têm planos de sair da Espanha, onde vivem, para passar as festas de fim de ano em São Paulo.

"Não dá tempo por causa dos treinos", diz. No dia 2 de janeiro, o Real Madrid, time do jogador, tem uma partida.

CATÓLICO NÃO É MILITANTE
COMO OS ESPÍRITAS

A diretora Tizuka Yamasaki passou cinco semanas filmando "Aparecida - O Milagre", no Vale do Paraíba (SP), no começo do ano. O longa sobre Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, estreia no dia 17. A cineasta conversou com a coluna:

Folha - O que a levou a entrar nesse projeto?
Tizuka Yamasaki - Tem uma coisa pessoal. A gente passa a vida inteira procurando explicações materialistas para a vida. Depois você vai viver, tem filhos, o tempo passa e tem um outro lado, o espiritual, que ignoramos o tempo todinho e que é muito mais interessante. Nossa Senhora Aparecida leva uma quantidade gigantesca de pessoas àquela igreja [o santuário, em Aparecida]. Fiquei curiosa, queria ver por que há tanta devoção. Uma pessoa devota, que está no limite de alguma emoção, que precisa de um milagre, é carregada de emoções. E isso, pra quem trabalha com dramaturgia, é um prato cheio.

Faltava um filme católico no Brasil?
É estranho até hoje não ter saído um filme sobre a Nossa Senhora Aparecida. Já fizeram sobre candomblé, umbanda. Quando aceitei [o convite da produtora Gláucia Camargos para dirigir o longa], disse que não queria fazer um filme católico para católicos. Quero fazer cinema para todos. Espero que atraia público variado. Só que o católico não é militante como os espíritas, que se unem pra defender um filme.

Não é uma opção fácil mostrar a conversão em momento de dor, como ocorre no filme com o pai que quase perde o filho? Não pode ficar muito piegas?
Por um filho a gente despiroca, põe em xeque todos os nossos valores. E o filme não está piegas. Quando você trabalha com emoções radicais, a morte, a fé, tem que apertar a dor. Você vê nos jornais grandes dramas do cotidiano. Nem sei se temos capacidade para reproduzir essas emoções no mesmo teor que é o drama real. A intelectualidade brasileira sempre teve vergonha de botar pra fora suas emoções. Acho que a gente não pode ter vergonha, principalmente quando se pensa em um filme popular.

CURTO-CIRCUITO

Lima Duarte e outras dez personalidades recebem hoje a Ordem do Ipiranga, no Palácio dos Bandeirantes.

Elias Awad lança hoje, às 18h30, o livro "Sucesso em Palavras", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

O Instituto Olga Kos lança hoje o livro "Exercícios da Emoção", sobre a artista plástica Sara Belz, no CCSP.

Roberto Carlos se apresenta hoje no Teatro Riachuelo, em Natal (RN). Classificação etária: 12 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: