sexta-feira, março 20, 2009

PAINEL

Jogo do contente


Folha de S. Paulo - 20/03/2009
 

O corte de R$ 21 bilhões anunciado ontem ficou muito aquém do que a equipe econômica vinha antecipando aos membros da Comissão de Orçamento não apenas no número geral, mas também no escopo das áreas atingidas. Entre os técnicos, há consenso de que não será possível pagar todos os aumentos prometidos aos servidores -ao contrário do que foi dito na entrevista coletiva. "Mas prevaleceu a pressão de Lula por um cenário otimista", resume um senador que acompanhou o vaivém dos números.
Não por acaso, a ministra e pré-candidata Dilma Rousseff apareceu insistindo na previsão de crescimento de 2,5%. A ordem é rebater por todos os meios o resultado próximo de zero previsto pelo mercado.

Não diga!
O choque manifestado pelos senadores diante do número e das atribuições heterodoxas das diretorias da Casa é pura encenação. Em todos os gabinetes repousa um volume do "Guia Telefônico Administrativo", com nomes e ramais de cada serviço. Há sete diretores apenas para cuidar do livreto. 

Bardo
No esforço para conter a guerra PT-PMDB, responsável pelas revelações que assombram o público, o ministro José Múcio (Relações Institucionais) citou Shakespeare: "A mágoa é um copo de veneno que você toma esperando que o outro vá morrer". 

Eu protesto 1
De João Ribeiro (PR-TO), se solidarizando com Tião Viana (PT-AC), cuja filha levou o celular do Senado em viagem ao México: "Tenho um filho que fez duas cirurgias do coração. Se olharem meus gastos com saúde, cassam meu mandato". 

Eu protesto 2
De Valter Pereira (PMDB-MS), lamentando acusação contra Roseana Sarney (PMDB-MA): "Esse debate sobre passagens aéreas é miudeza. O clima está tão irrespirável que, se você olha para o lado, é suspeito". 

Grande família
Denise de Araújo Zoghbi, mulher de João Carlos Zoghbi, que perdeu a diretoria de Recursos Humanos do Senado por repassar um apartamento funcional para familiares, também tinha, até setembro, cargo de diretora: chefiava o Instituto Legislativo Brasileiro.

Canto da sereia
Comentário de Fareed Zakaria após entrevistar Lula para a CNN: "Ele fala e você quer acreditar no que ele está falando". 

Tête-à-tête
A pedido de Nicolas Sarkozy, Lula e o presidente francês terão reunião privada em Paris em 1º de abril, véspera do encontro de chefes de Estado do G20. 

Paseo
Cristina Kirchner causou alvoroço na equipe que prepara sua visita a São Paulo, hoje, ao anunciar que pretendia fazer a pé o trajeto do hotel onde ficará hospedada até a sede da Fiesp. O pedido foi polidamente negado. 

Cliente único
Chamou a atenção da comissão de sindicância o fato de as notas da Ronda e da Itatiaia, entregues por Edmar Moreira para justificar gasto da verba indenizatória, serem sequenciais e com numeração inversa à data de emissão. As empresas são da família do deputado. 

Cargos
Michel Temer (PMDB-SP) vai criar mais cinco comissões na Câmara, todas relacionadas à crise: Sistema Financeiro e Mercado, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços e Emprego. O PMDB chefiará três delas. 

Visitas à Folha
Edevaldo Alves da Silva, presidente do Complexo Educacional FMU, Fiam/Faam, Fisp e Uniceub de Brasília, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Arthur Sperandéo de Macedo, reitor da Fiam/Faam, Edson Alves da Silva e Eduardo E. Alves da Silva, advogados. 
Renato Rabelo, presidente nacional do PC do B, visitou ontem a 
Folha. Estava com Pedro de Oliveira, assessor.

Tiroteio

"Chega de falar do filho de um e do filho do outro. Ninguém mais vaza nada, estamos fechando a pauta para começar a trabalhar." 
Do líder do PTB, 
GIM ARGELLO (DF), sobre o acordo PT-PMDB para pôr fim à temporada de denúncias que balança o Senado.

Contraponto

Trovões da crise

Deputado e presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto (PTB-PE) dava entrevista sobre a crise econômica no Salão Verde da Câmara. A poucos metros de distância, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB-ES), que conversava com um jornalista, comentou:
-Eu tenho inveja do Armando!
O repórter especulou:
-O senhor gostaria de ocupar a presidência da CNI?
-Não. Tenho inveja é da voz dele. Se eu tivesse esse vozeirão, seria o puxador oficial do Simpatia é Quase Amor!
Trata-se do bloco carnavalesco que, todo ano, arrasta mais de 30 mil foliões pelas ruas do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: