sexta-feira, março 20, 2009

ILIMAR FRANCO

Aproximação

Panorama Político 
O Globo - 20/03/2009
 

Pré-candidatos do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin e Aloysio Nunes Ferreira jantaram anteontem. Firmaram um pacto de convivência. Alckmin é o mais forte na opinião pública, e Aloysio tem mais apoio na militância tucana. O encontro ocorreu porque eles não querem repetir no estado a disputa José Serra x Aécio Neves. Para os tucanos paulistas, não basta estar bem nas pesquisas; o candidato precisa de apoio interno. 

Lula, Obama e a biodiversidade 

Na conversa com Barack Obama, o presidente Lula pediu que os EUA assinem a Convenção da Biodiversidade, da qual fazem parte 150 países e à qual George Bush se recusou a aderir. Pelo acordo, entrará em vigor no ano que vem um sistema de pagamento pelo uso da biodiversidade. Assim, um laboratório estrangeiro que utilizar, por exemplo, recursos genéticos obtidos na Amazônia brasileira terá que pagar ao Brasil um percentual do lucro obtido com a venda do produto. Esse dinheiro será utilizado para a conservação da floresta. Os objetivos são a conservação da biodiversidade e o uso sustentável de seus componentes. 

Não podemos continuar sob esse clima, porque democracia e Parlamento desmoralizado não se casam" - Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado (AM) 

ASSÉDIO. Ao chegar atrasado para uma audiência ontem com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), o ministro Fernando Haddad (Educação) não encontrou lugar para sentar ao redor da mesa. Providenciaram então uma cadeira para ele ao lado de Temer. O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), provocou: "Aproveita e já assina a filiação ao PMDB para ser nosso candidato ao governo de São Paulo". A gargalhada foi geral. 

Poderoso 

Com o apoio do PMDB mineiro, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) emplacou mais um. Ele fez, em janeiro, Mário Renato Borges da Silva diretor regional dos Correios no Rio. Parcela do PMDB carioca ficou chupando dedo. 

Nepotismo 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a exoneração de uma nora do desembargador Edson Vidal Pinto e de um genro do desembargador José Augusto Gomes Ancieto, ambos do Tribunal de Justiça do Paraná, que ocupavam cargos comissionados em seus gabinetes. O entendimento foi que, mesmo que o vínculo familiar seja criado após a nomeação, não é permitida a manutenção do servidor subordinado ao magistrado. 

Roupa suja 

O ministro José Múcio (Relações Institucionais) reuniu senadores de PT, PMDB e PTB, em jantar anteontem, para tentar pacificar a base aliada no Senado. Mas era só ele piscar para os senadores começarem a lavar a roupa suja. "Pra frente, gente, pra frente, porque pra trás não adianta", apelava ele. Estavam à mesa os senadores Ideli Salvatti (PT-SC), Aloizio Mercadante (PT-SP), Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e Gim Argello (PTB-DF). 

Virou vinagre 

O voto remoto, pelo qual um senador votaria de fora do Congresso, era defendido ontem por Marcelo Crivella (PRB-RJ), quando foi bombardeado por Heráclito Fortes (DEM-PI): "Esse voto vai criar o senador de presença remota".

O MINISTÉRIO Público junto ao TCU vai questionar o convênio firmado pelo Senado com a FGV para a realização de auditoria administrativa. Diz que era preciso fazer licitação. 

ARRANJOS REGIONAIS fizeram o presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra (PT), desistir do Senado. Ele será candidato a deputado por Sergipe. 

O MINISTRO Tarso Genro (Justiça) assina convênio hoje em Foz do Iguaçu com o prefeito Paulo Ghisi para combater o contrabando e o tráfico de drogas, de armas e de pessoas. É o Pronasci Fronteira.

Nenhum comentário: