sábado, fevereiro 07, 2009

WODEN MADRUGA

O novo Centro Administrativo


Tribuna do Norte-RN-07/02/09


Uma pergunta que nenhum repórter fez (a imprensa hoje gosta mais de ouvir do que de perguntar e se for na área da especulação política, deixa o resto com o assessor; o assessor sempre brilha), mas vou fazer agora: Para onde irão os milhares de servidores públicos estaduais que superlotam os prédios (são mais de vinte) do Centro Adminstrativo, se tudo aquilo for implodido caso essa ideia absurda se materialize para que ali se construa um “complexo de não sei o que” para  sediar duas peladas da Copa do Mundo?

Para onde  serão transferidas as secretarias, as diretorias, as coordenadorias, as companhias, as fundações, os birôs, os computadores, os telefones, os armários,os arquivos, as geladeiras, os fogões, os aparelhos de ar condicionado, os ventiladores, a sala de massagem (sim, a sala de massagem), o som, o colchão de reserva? Onde será localizado, gente,  o novo Centro Adminstrativo? Quanto custará aos cofres da viúva a construção de tantos novos prédios?

Claro que isso interessa à opinião pública e  à construção civil. Principalmente. Para onde irá, meus senhores e minhas senhoras, o posto de combustível no qual se abastecem todas as viaturas oficiais, inclusive da Polícia e do Corpo de Bombeiros, que é uma das coisas mais curiosas do Centro Adminstrativo, acho até com jeito de atração turística. Tem viatura da Polícia que vem lá dos cafundós de judas da Zona Norte para abastecer ali. Ida e volta (quando volta) lá se vão vinte, trinta quilômetros. Se for pela Ponte da Redinha, fica no meio do caminho, sem gás.  Há casos registrados, sim.

Copa do Mundo

Está surgindo uma favela no final da Beira Canal, logo depois da sede da Cosern, na junção com a avenida do Contorno, em cima mesmo do sinal luminoso de trânsito. Os carros param no vermelho e os caras te cercam. Vem assim derna do ano passado, aumentando cada semana, acompanhando o nível de desenvolvimento desta adorável cidade do Natal.

É uma maloca considerável. Contando, assim de passagem,  acho que passa de cincoenta pessoas. Dormem debaixo das árvores, deitam nas calçadas marginais, usam o riacho do Baldo para experiências fisiológicas, adubando a  paisagem. A comunidade vai aos poucos subindo na direção da antiga Salgadeira. Do outro lado, reina o Passo da  Pátria.

O Poder Público, através de seus orgãos sociais, não toma nenhuma providência. A nova favela já tem nome: Copa do Mundo.

 A fumaça do PAC 

Ouço Mírian Leitão, na CBN, falando sobre o maravilhoso mundo da economia:

- Mais uma semana intensa e de indicadores ruins. Na segunda-feira, houve a divulgação de déficit na balança comercial em janeiro. Há muito tempo isso não aconteceia na economia brasileira.

- Na terça-feira, o indicador da vez mostrou o tombo de 12,4% na produção industrial em dezembro. Número muito ruim e que deu um susto geral. O esperado era queda de 10%.

- Depois tivemos o balanço do PAC, com o governo inflando números. Há muita fumaça e pouca substância.

Na agricultura

A coisa também anda cinza pras bandas da produção agrícola brasileira. Veja o que o Estadão deu ontem: 

- As novas estimativas para a safra agrícola brasileira este ano apontam para uma queda maior do que a que vinha sendo projetada. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que previa uma queda de 5,9%, já trabalha agora com uma perspectiva de redução de 7,6%, com uma colheita de 134,7 milhões de toneladas.

- Em outro cálculo, a Companhia Nacional de Abastecimen to (Conab), que estimava uma redução de 4,9%, prevê agora uma queda de 6,5%. Já o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, tem uma posição ainda mais pessimista. “A quebra pode ficar entre 6% e 8%, resultado que ainda depende das condições climáticas”, afirmou.

Pixinguinha e Villa-Lobos Mas nem tudo está perdido, nem tudo é notícia ruim.  Estou lendo, agora, na Internet, que um duo de violão e flauta está se apresentado em São Paulo interpretando Villa-Lobos e Pixinguinha. No repertório tem ainda Chiquinha Gonzaga e Camargo Guarnieri.

A dupla é formada por  Bebel Ribeiro (flauta) e Rafel Cardoso (violão).


Da chuva 

As chuvas de quinta-feira para o amanhecer de ontem foram mais na região do Seridó. O boletim da Emparn mostra São Vicente com 36 milímetros, Jardim de Piranhas, 22, Timbaúba dos Batistas, 17 e Caicó, 17.


Haja pressão 

A prefeita Micarla de Sousa, estou lendo nas colunas especializadas, teve uma crise de hipertensão. Antigamente chamava-se isso de “pressão alta”. 

A prefeita, que tomou posse coisa de trinta e seis dias apenas, passa bem, depois de atendida na Casa de Saúde São Lucas.

Escabriada, a prefeita não procurou nenhum posto de saúde do município nem, tampouco, foi ao Walfredo Gurgel ou a outro qulquer pronto socorro da rede de saúde pública do Estado.

Seguro morreu de velho.


Garibaldi

O senador Garibaldi Filho passa o final de semana na terrinha, depois dos dias agitados que antecederam e se seguiram à eleição da Mesa do Senado. Volta segunda-feira à Brasilia. Na terça-feira vamos ter novas emoções cívicas, pois haverá a eleição para as comissões técnicas da Casa. Garibaldi é candidato à presidente da Comissão de Estudos Econômicos.

Nenhum comentário: