sexta-feira, fevereiro 13, 2009

MÓNICA BÉRGAMO

Mestre


Folha de S. Paulo - 13/02/2009
 

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), começou a pensar "seriamente" em se aposentar, como confidenciou a amigos. A decisão, se levada adiante, terá o efeito de uma bomba entre os ministros: decano do tribunal, ele é hoje a voz mais respeitada por seus colegas e paira acima das disputas renhidas que vicejam entre os magistrados.

MAIS TARDE
A notícia, no entanto, não deve animar o governo: Celso de Mello planeja sair do Supremo "em dois anos" e só depois do fim do mandato de Lula - que já indicou sete dos 11 ministros do tribunal e ainda pode indicar mais dois. Um deles, para a vaga de Ellen Gracie, que disputa um cargo na OMC (Organização Mundial do Comércio). O outro, no lugar de Eros Grau, que se aposenta em 2010.

UMA VIDA
Celso de Mello tem 39 anos de serviço público e completará em agosto 20 anos de STF. Aos 63 anos, poderia ficar no tribunal por mais sete se desistisse de aposentar a toga.

FOFO 
De um dos mais próximos aliados do governador José Serra (PSDB-SP), filiado ao DEM, sobre as estratégias eleitorais do presidente Lula: "Ele escolheu com quem pode ganhar e para quem pode perder a eleição presidencial de 2010. Se vencer com a Dilma, melhor. Se perder para o Serra, tudo bem; os dois são amigos". O serrista considera que as estocadas de Lula em Serra têm sido leves.

Nenhum comentário: