quinta-feira, novembro 27, 2008

COLUNA PAINEL

Bode na sala


Folha de S. Paulo - 27/11/2008
 

Um dia depois de introduzir, no debate sobre a reforma tributária, a idéia de estabelecer um Imposto de Renda maior para os bancos, o governo ontem já dava sinais de que aceitará recuar da proposta, objeto de grande resistência na Câmara, em troca da ressurreição da CSLL. Extinta no relatório de Sandro Mabel (PR-GO), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é um dos principais tributos cobrados dos bancos.
Enquanto ao Ministério da Fazenda interessa manter a CSLL por uma simples questão de receita, líderes da base aliada, especialmente petistas, argumentam que ela tem também um "valor simbólico". Afirmam que o fim da contribuição sobre os bancos fornece discurso para rejeitar a reforma como um todo.

Também quero
A chamada bancada dos computadores, com 170 deputados, faz pressão para que sejam incluídos na reforma os pólos especiais criados pela Lei de Informática para fabricação e montagem de componentes mediante incentivos fiscais.
Pedem o mesmo tratamento dispensado à Zona Franca de Manaus, que conseguiu duas décadas de sobrevida.

Romaria
Em reunião com Guido Mantega, a bancada de Mato Grosso do Sul reclamou que a mudança no sistema de tributação tira R$ 1 bilhão por ano da receita estadual com o gasoduto vindo da Bolívia.

Barrado
Jader Barbalho (PMDB-PA) tenta há seis meses obter visto de entrada nos EUA. O pedido vem sendo repetidamente rejeitado pela embaixada em Brasília. A razão para as negativas é uma investigação do FBI e da CIA sobre atividades do deputado.

Mico 1
Garibaldi Alves (PMDB-RN) e o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), foram ontem ao gabinete de Arlindo Chinaglia (PT-SP) na Câmara pedir ajuda para resolver a encrenca da MP das filantrópicas, que tantos elogios rendeu ao presidente do Senado na semana passada.

Mico 2
A tendência da Comissão de Constituição e Justiça do próprio Senado é concluir que o presidente não poderia ter devolvido a medida provisória ao Executivo sem o respaldo formal da Casa.

Mãe de todos
Apesar de os recursos para consertar os estragos das enchentes em Santa Catarina saírem de um leque de ministérios, o site do PT ontem dava todo o crédito da ajuda federal à sua presidenciável Dilma Rousseff.

Que tal?
Em conversa de corredor durante seminário realizado pelo PT de São Paulo, no final de semana passado, com prefeitos do partido, alguém lançou na roda os nomes de Antonio Palocci e Aloizio Mercadante como opções para a candidatura ao governo estadual em 2010. 

Voto contra
Eloi Pietá, prestes a concluir o segundo mandato em Guarulhos, descartou as duas sugestões.
"Quem já esteve envolvido em escândalo não pode." Pietá, que em 2006 apoiou Mercadante na disputa interna contra Marta Suplicy, agora aposta no ministro da Educação, Fernando Haddad. 

Assim não
A Assembléia de Minas recebeu ontem de volta de Carlos Calazans a medalha que lhe havia conferido em 2005. O ex-delegado regional do Trabalho do Estado tomou a decisão depois que a Casa concedeu a mesma comenda ao tucano Antônio Mânica, prefeito reeleito de Unaí e um dos suspeitos da chacina de fiscais do trabalho na cidade quatro anos atrás. 

Visita à Folha
Roberto Kupski, presidente da Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), e Luiz Carlos Toloi Junior, presidente da Afresp (Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo), visitaram ontem a Folha. Estavam com Nivaldo Nocelli, da ANN Comunicações. 

Tiroteio

Entre outros defeitos graves, essa reforma tributária descapitaliza a Previdência. Vai sucateá-la e por fim levar à sua privatização. 
Do deputado 
MIRO TEIXEIRA (PDT-RJ), sobre o relatório recém-aprovado em comissão especial da Câmara.

Contraponto 

Ao gosto do freguês

José Nery tentava concluir um discurso na tribuna do Senado, durante sessão dedicada ao "Pacto Global pela Cidadania da Infância", mas era insistentemente interpelado por Mão Santa. Sentado na cadeira de presidente, o peemedebista queria avisá-lo de que o tempo se esgotara.
-Gostaria de reclamar dessa campainha que está me infernizando!-, protestou o único senador do PSOL.
Em campanha para assumir uma vaga na Mesa Diretora no próximo biênio, Mão Santa foi solícito:
-Lamento que haja só esta campainha. Se você votar em mim, vou pedir para instalarem som de palmas...

Nenhum comentário: