quinta-feira, novembro 27, 2008

JULIANO MACHADO

O Filtro


Revista Época - 24/11/2008
 

 

 

As opiniões e análises que importam para entender o mundo
 
Gregg Newton
TRIBOS 
Uma aldeia no Xingu, em Mato Grosso, Estado onde será iniciado o monitoramento


BRASIL

Sensores para encontrar índios

O governo usa nova tecnologia para localizar tribos isoladas – e mantê-las assim

O governo brasileiro vai usar sensores térmicos, instalados num jato, para sobrevoar a Amazônia e tentar localizar índios de tribos que tiveram pouco ou nenhum contato com nossa civilização. Os sensores seriam capazes de distinguir seres humanos pelo calor, em meio à mata fechada. O objetivo do monitoramento é justamente manter esses índios a salvo do assédio de fazendeiros e garimpeiros, sem que eles nem percebam a presença de “espiões”. “O Brasil decidiu, com sensatez, parar de tentar levar ‘ordem e progresso’ a esses índios e agora os deixa em paz”, diz a revista britânica The Economist. A mudança de atitude do governo também chamou a atenção do jornal The Guardian. “Por séculos, a política de integrar os índios à civilização só trouxe resultados desastrosos.”

 

 Reprodução


POLÍTICA EXTERNA

Os Estados Unidos da América do Sul

Continua em alta entre seus colegas sul-americanos a popularidade do presidente Lula – mas não a do país que ele governa. A revista Newsweek diz que o Brasil começa a ocupar um papel no continente que antes cabia aos Estados Unidos: o de “alvo número um”. O texto lembra recentes episódios de animosidade, como a expulsão da construtora brasileira Odebrecht do Equador, e tenta entender por que somos vistos agora como os “imperialistas”: “Com uma economia de US$ 1,3 trilhão e uma agenda política global, o Brasil destoa numa região assolada pela pobreza e por governos ineficientes (confira os números)”.

 

Damon Winter
OBAMA 
Ele tem com que se preocupar


ESTADOS UNIDOS

Supremacia em xeque

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, prepara-se para administrar um país que não vai mais “dar as cartas” da forma como estava acostumado. E que, a partir de agora, terá “menos poder num mundo multipolar como não se via por décadas”. A previsão sombria é do próprio governo americano, em um relatório do Conselho Nacional de Inteligência que projeta o cenário global até 2025. O The Washington Post diz que “a ascensão de potências nucleares e a escassez de recursos naturais” contribuirão para o declínio dos EUA.

 

 Reprodução
NOS JORNAIS 
O plano de paz da Palestina virou anúncio de página inteira




ORIENTE MÉDIO

O anúncio da OLP nos jornais de Israel

A organização para a Libertação da Palestina decidiu apresentar sua proposta de paz aos israelenses sem a intermediação de governos ou autoridades. Na terça-feira passada, publicou um anúncio, em hebraico, com suas propostas nos maiores jornais de Israel – Haaretz,Yediot Ahronot e Maariv. O texto é ilustrado com 57 bandeiras de países árabes ou muçulmanos (mas sem o Irã). A iniciativa foi vista como uma tentativa de influenciar o cenário das eleições israelenses, em fevereiro.

Nenhum comentário: