sábado, novembro 23, 2013

O condenado e o "ex-enfermeiro" - JORGE BASTOS MORENO

O GLOBO - 23/11

O país inteiro discute a prisão de Genoino. Nestas horas, surgem discussões apaixonadas. Vamos ao fato, Sua Excelência, o fato. O fato é que o deputado foi denunciado, processado, julgado e condenado. Ponto! Outro fato é que Genoino sofre de cardiopatia grave e necessita de atendimento e controle médicos diários e de alimentação especial. Não há, no Brasil, nenhuma penitenciária capacitada a dar esse tipo de assistência. O juiz da Vara de Execução Penal Ademar Vasconcelos, alegando já ter, em algum momento da sua vida, exercido as funções de enfermeiro, “examinou” Genoino e foi a Joaquim: “Ele está simulando”. Joaquim acreditou e manteve Genoino na prisão, até ele passar mal e ser removido às pressas a um hospital. Agora, até o “ex- enfermeiro” sabe que Genoino não pode voltar para a Papuda. Ou cumpre pena em casa ou no hospital, onde o regime, forçosamente, é fechado.

Queda da Bastilha
É impactante, e decepcionante, a chegada do poder do “Coisa-Ruim” ao Palácio do Planalto, via logo quem? Gleisi Hoffmann, minha ministra preferida. Tomara que seja tudo apenas mais uma intriga do PMDB governista.

Contraponto
Eliseu Padilha, chamado injustamente de “o Eduardo Cunha dos pampas", virou dilmista roxo.

Caixeiro-viajante
Moreira Franco está em estado de graça, por conseguir vender o Galeão a um preço maior que o pré-sal.

Perdeu a graça
Esse propalado aumento da gasolina, quando sair, vai derrubar alguém, não resta a menor dúvida. Parece uma novela de intrigas e de adiamentos.

Números
Conta meu homem em Brasília: “Existe um termômetro no Planalto sobre como andam as coisas. Funciona mais ou menos assim: quanto mais ligações para o Guido Mantega, maior a preocupação de Dilma com a economia e, portanto, maior a tensão entre seus assessores".
Pois bem, nesta semana Dilma falou com Guido três vezes, às vezes até quatro vezes por dia. Com Mercadante, não foram nem três vezes na semana.

Sucesso
Aliás, a presidente Dilma mandou o ministro Mercadante inaugurar 450 casas do Minha Casa Minha Vida em Boa Vista, Roraima. Juntou gente de todo o estado e região vizinha para ver o que o ministro da Educação tem a ver com habitação popular. Foi uma coisa!

Nota dez
A quem interessar possa: se um dia estiveram arranhadas, as relações de Dilma e Lula voltaram ao que sempre foram depois de uma longa conversa, logo após a cerimônia de homenagem aos restos mortais do ex-presidente João Goulart.

Nota zero
Mas aí vem Lula e diz: “Nossa resposta a eles será reeleger Dilma’
A eles quem, “pele vermelha”? Ao Supremo, aos mensaleiros ou ao povo? Pergunto isso porque, em termos de escândalos, a oposição não deve nada ao PT e aliados.

Data
Dilma não lê horóscopos, mas, por precaução, decidiu que só fala da reforma ministerial depois de 15 de dezembro, um dia após completar 66 anos.

Cuba
Eu não queria estar na pele do Padilhão. Candidato quase que consensual ao governo de São Paulo, o pobre do ministro, por determinação da Dilma, está percorrendo o país, alojando médicos cubanos.
Se em Cuba houvesse eleições democráticas, e ele fosse candidato a prefeito de Havana, já estava eleito.

Atenção, por favor!
Estava eu fechando esta edição com uma boa notícia sobre o mundo da moda, da beleza e das artes, envolvendo a atriz ( quase) mirim Laura Neiva, quando me vem a bomba: Joaquim vai mesmo, dentro de alguns dias, decretar a prisão domiciliar definitiva de Genoino.

Nenhum comentário: