domingo, fevereiro 06, 2011

ILIMAR FRANCO

PSB assedia Kassab
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 06/02/11

Os socialistas entraram na disputa pelo prefeito Gilberto Kassab (SP). O governador Eduardo Campos (PE) convidou Kassab, que já tinha negociado com o PMDB, a entrar no PSB. Campos resolveu fazer esse investimento depois que o governador Raimundo Colombo (SC) lhe disse que preferia trocar o DEM pelo PSB, e que seria muito bom fazê-lo em companhia de Kassab. Colombo também flertava com o PMDB, mas sua relação com o senador Luiz Henrique (PMDBSC) esfriou.

O PMDB tem quatro ministros e meio
Na manhã de quinta-feira, antes de ir ao encontro do ministro Antonio Palocci (Casa Civil), o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), reuniu-se com trinta deputados de primeiro mandato do partido. Lá, fez um longo discurso sobre o papel do PMDB no governo Dilma. Fala daqui, fala dali e ele diz: “Nós (PMDB) temos quatro ministérios e meio”. Um dos novatos perguntou: “Quem é o meio?”. Ele respondeu: “O meio é o Moreira Franco (Assuntos Estratégicos)”. Mais adiante, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), questionou: “E o (Nelson) Jobim? (Ministro da Defesa)”. Henrique emendou: “Esse não conta. Ele não é do PMDB”.

A oposição precisa ter uma pauta de propostas, para não ser atropelada pelo Planalto, e que consiga atrair para o nosso lado uma parcela da base governista” — Aécio Neves, senador (PSDB-MG) 

Turbinada
Convidado para assumir a Autoridade Pública Olímpica, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, quer acumular com a organização da Copa de 2014. O PCdoB está cada vez mais irritado com esse encaminhamento.

Índice Sarney
Em reunião do partido, o deputado Stédile (PSB-RS) reclamou do tamanho da sigla no governo Dilma. Disse que corresponde a 1,6% da participação de José Sarney e a menos de 0,5% do Orçamento da União. Segundo ele, o PDT administra orçamento dez vezes maior. O vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, pediu cópia do levantamento e vai levá-lo para o ministro Antonio Palocci (Casa Civil), na negociação do segundo escalão.

Na oposição
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) conversaram quinta-feira à noite num restaurante em Brasília. Possesso com Furnas, Cunha batia com os dedos indicadores na mesa. 

A PRESIDENTE Dilma Rousseff também desagrada ao PT. Avisou ao partido que não aceita a indicação de um político para presidir a Eletrosul. Quer um nome que tenha qualificação técnica.

OS PETISTAS querem que o vice Michel Temer convide o ex-deputado Flávio Dino (PCdoB), derrotado para o governo do Maranhão, para ser seu consultor jurídico. Temer topou, mas desde que a governadora Roseana Sarney (PMDBMA) não vete.

O GREENPEACE prepara um evento para avaliar os cem primeiros dias do governo Dilma Rousseff.

Confissão
Diante da possibilidade de seu grupo perder a eleição para líder do DEM na Câmara, o deputado Efraim Filho (PB) desabafou: “Estava ficando nervoso. Já faço oposição ao governo federal e, se a gente perde, seria oposição até na bancada.”

Fogo brando

Muito descontentamento no PMDB. Os deputados dizem que o partido está cedendo espaços demais para os aliados no Congresso e no governo. Reclamam que estão sendo sacrificados em função da eleição do presidente da Câmara em 2013.

Nenhum comentário: