quinta-feira, outubro 22, 2009

PAINEL DA FOLHA

Superdosagem

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 22/10/09


Executada a coreografia PT-PMDB, o próximo passo da campanha de Dilma Rousseff será usar essa parceria como trunfo numa nova rodada de conversas. Em breve, os presidentes Ricardo Berzoini e Michel Temer entrarão em campo na tentativa de amarrar partidos menores à candidatura da ministra.

Entre as siglas que já foram procuradas, o PDT não esconde certo desconforto com o que considera ‘postura dúbia’ de Lula em relação ao projeto presidencial de Ciro Gomes (PSB). ‘Para estarmos juntos de fato, precisamos entender o jogo todo, e não apenas uma parte dele’, reclama o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), da Força Sindical.

Linha dura - No jantar de anteontem, Lula sugeriu aos peemedebistas que recorram até à intervenção nos Estados em que o partido insistir em marchar com a oposição.

Uau! - Os aliancistas mais entusiasmados saíram do Alvorada com dois números na cabeça. Percentual do PMDB hoje com Dilma: 70%. Chance de Temer ser o vice: 80%.

Veja bem - Já uma raposa peemedebista envolvida na negociação diz que tudo vai depender da evolução da candidatura: ‘A gente vai até a porta do cemitério. Só não nos peçam para entrar na cova’.

Amuleto - Cristão novo no PMDB, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, foi ao jantar com a mesma gravata verde e amarela usada pela comitiva brasileira no anúncio do Rio como sede da Olimpíada de 2016. ‘Ele deve achar que dá sorte’, comentou um ministro presente.

Bananas... - A pesquisa Ibope em que José Serra obtém 41% de intenção de voto não pode ser comparada com a anterior do instituto, na qual o tucano havia registrado 35%. Encomendado pelo PSDB, o levantamento mais recente não apresentou ao entrevistado o nome do candidato sozinho, mas sim acompanhado de um vice.

...e laranjas - Serra atingiu 41% tendo o correligionário Aécio Neves como vice. No caso de Dilma (17%), o companheiro de chapa foi Temer.

A cobrar - O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, recebeu telefonema enquanto conversava numa roda após a posse da ministra Ellen Gracie anteontem no tribunal. Numa conversa tensa, comentou as críticas de Gilmar Mendes à viagem de Lula ao São Francisco. Britto chamava o interlocutor de ‘presidente’. Mas nega que fosse Lula do outro lado da linha.

República - Lula foi surpreendido em Ouro Preto por estudantes que pediam sua intervenção para liberar vagas em moradias universitárias. Prometeu 300 unidades.

Pode - Com um pé no STF, o advogado-geral da União, José Antonio Toffoli, assinou ontem parecer que dá à Fundação Padre Anchieta, administradora da TV Cultura de SP, a mesma liberdade que tem a TV Brasil para captar recursos de empresas privadas, a título de apoio cultural e publicidade institucional.

Cabide - Enquanto procuram reverter a cassação na Justiça Eleitoral, os 13 vereadores paulistanos que receberam doações da AIB tentam driblar a exoneração dos 18 funcionários que cada um indicou nos gabinetes.

Vida nova - Enterrado o pedido de impeachment, Yeda Crusius (PSDB-RS) tentará virar a página votando a reformulação no plano de carreira dos servidores.

Tiroteio

Ao afirmar que transformaram um evento de governo em comício, imagino que o presidente do Supremo se referia às viagens do Serra.

Do deputado FERNANDO FERRO (PT-PE), sobre as críticas de Gilmar Mendes aos três dias de visita de Lula, com Dilma a tiracolo, às obras de transposição do São Francisco.

Contraponto

Primeiro e único

Embora os peemedebistas tenham chegado ao Palácio da Alvorada, anteontem à noite, já bastante acertados quanto ao que reivindicar em troca do apoio a Dilma Rousseff, houve no jantar com Lula alguma discussão sobre os termos da nota que seria divulgada à imprensa sobre o ‘pré-compromisso’ para a eleição de 2010.

Depois de ouvir o termo ser repetido várias vezes pelos comensais, o presidente resolveu corrigir:

- Não tem nada de ‘pré’. É ‘compromisso’ mesmo. O único ‘pré’ que nós queremos é o ‘pré-sal’!

Por algum motivo, entretanto, acabou saindo ‘pré-compromisso’ no texto tornado público na manhã de ontem.



Nenhum comentário: