quarta-feira, outubro 28, 2009

ARI CUNHA

Pré-sal

CORREIO BRAZILIENSE - 28/10/09


O pré-sal entra na riqueza do Brasil. Esconde outros projetos. A novidade chama a atenção de outros povos. José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, é técnico no assunto. Mantém reserva de inteligência. Realidade mostra que o mundo anda espantado com o clima econômico. Para se colher óleo na zona do pré-sal não há tabela de custos para aumentar o zelo. Equipamentos não existem desenhados. Profundidade grande. Necessidade de novos navios e plataformas diferentes. Difícil manter otimismo. Não dispomos de metais para compor equipamento a 7km de profundidade. Diz a prudência que o assunto não deve sair dos planos. Porém, se ausentar da imprensa, para não desmoralizar ninguém nas eleições de 20l0.


A frase que não foi pronunciada

“Por enquanto, a aliança com o PMDB é poesia. Depois das eleições pode virar prosa.”
» José Dirceu tendo um pesadelo.

Fundo de Garantia
» Presidente manda em tudo, menos na lei. Fundo de Garantia pertence aos trabalhadores. De repente, Lula da Silva abocanha a fatia de dinheiro que sai das mãos dos trabalhadores. Sem informar quando voltará.

Candidato
» Chiquinho Dornas, pioneiro de Brasília, escreve à coluna dizendo que será candidato à Câmara Legislativa. Será candidato pelo Partido Progressista. Conhece problemas da cidade, tem o exemplo dos pais e se prepara rumo à eleição no DF.

Doméstico
» Se optar por pagar plano de saúde ao empregado doméstico, o patrão pode ter abatido o valor no Imposto de Renda. O projeto do senador César Borges já foi discutido na Comissão de Assuntos Sociais. Essa é uma das poucas opções em que a classe média recebe contrapartida.

Sábado
» Mairan Maia é o nome do juiz que obriga o MEC a marcar a prova do Enem para outro dia que não o sábado. Por enquanto, a ordem é voltada para beneficiar 21 alunos de um colégio judaico de São Paulo. O MEC recorrerá e o Ministério Público pode pedir o mesmo direito a outros alunos judeus e da Igreja Adventista.

Vai-volta
» João Talocchi, do Greenpeace, e o deputado Sarney Filho concordam que os projetos de lei que tratam da política de mudanças climáticas são genéricos demais. O deputado Mendes Thame acha que já é um avanço conseguir isenção de impostos para produtos não poluentes. Nesta semana, parte da proposta será votada na Câmara dos Deputados.

Mudanças
» As dificuldades sofridas pelas entidades de ensino comunitário caíram nas mãos da deputada Maria do Rosário. Como as leis não reconhecem a instituição pública, a sugestão é que se regulamente o “comunitário” para que tenha intercâmbio com o Estado.

Denúncias
» Por trás do bate-boca entre Jorge Rachid e Bayma Araújo no Tribunal de Justiça do Maranhão, ficou uma caixa-preta até o momento intocada. A baixaria foi tão grande que o assunto em si precisa ser tratado. A OAB local quis apurar o ocorrido. Poderia ir além.

Números
» No mesmo dia em que o governo anuncia que em 15 anos reduziu pela metade o número de crianças e adolescentes vítimas do trabalho infantil, um garoto de 14 anos morreu atropelado por um trator. Descansava depois da colheita.

Novidades
» Paulo Roberto Yog, secretário nacional de Políticas sobre Drogas, participou ontem da CPI da Violência Urbana. Em foco, as estratégias do governo para combater o uso de entorpecentes. Um dos objetivos mais imediatos é a reestruturação do Conselho Nacional Antidrogas (Conad), com o aumento da participação da sociedade civil.

História de Brasília

O presidente Jânio Quadros e sra. passarão os dias de carnaval em São Vicente, no litoral paulista. A família presidencial deverá hospedar-se no mesmo prédio no qual permaneceram em retiro, após seu regresso da Europa. Em geral, os ministros viajaram para suas respectivas cidades, devendo regressar na quarta ou quinta-feira. (Publicado em 12/2/1961)

Nenhum comentário: