terça-feira, outubro 13, 2009

ARI CUNHA

Respeite a água


Correio Braziliense - 13/10/2009

Neste século começa a falta d’água. O mundo cresceu e o líquido está sumindo. Em muitos lugares o homem destrói a mata ciliar. Os riachos desaparecem. O homem se sente infenso ao problema. Vai pagar mais caro, e com a própria vida. Em Nova Délhi, Índia, todos querem apenas um pouco de água. Sudaneses bebem água dos pântanos com tubos de plástico para filtrar as larvas flutuantes. Águas do delta do Rio Níger são usadas como latrinas, depósito de lixo e para tomar banho. Nós não temos cuidado com a água pura e límpida que sai das torneiras em Brasília. Muita gente lava carros e ruas. Jogamos fora metros cúbicos de saúde e preciosidade. Brasília é um oásis da água bem tratada do país. Respeite esse benefício para que todos vivam bem e sintam a vida.

A frase que não foi pronunciada

“Eu vim aqui para rezar.”
Frase não pronunciada pela ministra Dilma no Círio de Nazaré.


Rio Grande
O PT exerce pressão sobre o Rio Grande do Sul. Quer o governo de volta. Comissão da Assembleia Legislativa arquiva o pedido de impeachment da governadora. Oposição petista abandona o plenário. A rejeição à acusação de fraude deixou livre a governadora Yeda Crusius. Ela suspendeu viagem aos EUA temendo traição da política malsã. Pé fincado em Porto Alegre. A ausência se torna perigo de traição. É preciso evitá-la.

Radiação
O professor Álvaro Sales, do Rio Grande do Sul, entrevistado pela TV, condena a radiação da vida moderna. Celulares, computadores portáteis e outros produtos eletrônicos prejudicam a saúde. Há partes de São Paulo onde não se vê televisão. Interferência da radiação prejudica a vida. Em Brasília, uso mais intenso torna a Torre de TV um perigo para as imediações.

Privilégio
Diz Congresso em Foco que município de 20 mil habitantes administrado por filho do ex-ministro José Dirceu recebeu, proporcionalmente, mais recursos federais do que a capital paulista desde 2008. A média também supera a do Rio e de cidades do mesmo porte no Paraná.

Lex
Na dança das cadeiras, os partidos políticos estão se segurando para não precisar exercer o direito de reaver os mandatos de parlamentares infiéis. O balanço é o seguinte: na Câmara dos Deputados, 31 trocaram de legenda; no Senado, quatro; das 11 siglas que perderam parlamentares, só três entraram com recurso
no TSE.

Paim
Vai ser muito bom para o senador Paim se ele conseguir algum resultado positivo para as famílias que dependem de acordo com a Varig. Representantes do Ministério da Fazenda, da AGU e lideranças de aposentados da empresa se reuniram no gabinete de Paim para conversar sobre o assunto.

Negócios
Turquia, Uzbequistão e Cazaquistão. Uma delegação brasileira iniciou contato com os países em missão comercial. Encontros de negócios promovidos com a presença de 28 empresas brasileiras. Ivan Ramalho, do Ministério da Indústria e Comércio, liderou a comissão.

Avanço
Foi aprovado na Câmara o Programa de Assessoria Tecnológica Rural. Agora, o deputado Flávio Dino acompanha a votação no Senado e reforça a importância de incentivar a produção de alimento
no país.

Classe média
Nada ainda sobre o projeto que regulamenta a profissão de diarista e de empregados domésticos. O projeto é da senadora Serys Slhessarenko. O relator é o senador Lobão Filho.

Confisco
Hoje, a oposição vai apresentar requerimento para convocar o ministro Mantega para explicar no Senado o que houve com a restituição do Imposto de Renda. O senador Álvaro Dias lembra que a eficiência do governo ao cobrar poderia ser a mesma ao restituir.

Outro lado
Mantega já declarou que não haverá perda para o contribuinte. A restituição será feita com multas e juros pagos pelo atraso.

História de Brasília


A transferência das residências da Candangolândia para o Gama é uma garantia dos bons propósitos do prefeito Paulo de Tarso, no sentido de dotar aquela cidade-satélite de todo o conforto. Não cabe, no caso, o desejo dos moradores, que estão querendo transferir residências de madeira para o Setor de Residências Econômicas, que já é um bairro formado no Plano Piloto. (Publicado em 11/2/1961)

Nenhum comentário: