quinta-feira, agosto 27, 2009

MÔNICA BERGAMO

Ladeira

FOLHA DE SÃO PAULO - 27/08/09

A indústria automobilística está registrando queda acentuada na venda de veículos no mês de agosto de mais de 8%, em comparação com o mês de julho -que, por sua vez, já tinha registrado queda em relação a junho, de cerca de 5%. Por dia, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), estão sendo licenciados 11 mil carros. No mês passado, a média era de 12 mil.

GATILHO O presidente da Anfavea, Jackson Schneider, diz que a "queda adicional" se deve à antecipação de compras do mês de junho, que registrou recorde de 300 mil licenciamentos.

As pessoas teriam adquirido seus carros naquele mês imaginando que o governo acabaria com a isenção do IPI.

PROMOÇÃO O PSB procurou o vereador Gabriel Chalita, atualmente no PSDB, para oferecer a ele a vaga de candidato ao Senado em 2010. "Sou muito amigo dele e vejo com bons olhos essa possibilidade", diz o deputado Márcio França, presidente da legenda. "Acho uma pessoa competente, um bom nome para qualquer disputa." No partido, há quem defenda até que Chalita dispute o governo de SP, caso Geraldo Alckmin, a quem é ligado, não seja o candidato do PSDB para o cargo.

XEQUE-MATE Um dirigente do PSB compara a movimentação pré-eleitoral a um jogo de xadrez. "Demos um xeque com o Ciro [Gomes, cotado para disputar o governo de SP], o Serra respondeu com a Marina [Silva, que deixou o PT e pode disputar a Presidência pelo PV]. Agora, viria um xeque com o Chalita e depois outro do lado de lá."

JUÍZO De um dirigente do PT, sobre o fato de Antônio Palocci (PT-SP) passar a ser visto como um "plano B" à candidatura de Dilma Rousseff (PT-RS) à Presidência caso o STF (Supremo Tribunal Federal) o absolva no caso da quebra do sigilo do caseiro Francenildo: "O Lula está com ela. E, enquanto for assim, a candidata é ela e ponto final". Obedece quem tem juízo.

ELES PODEM O Ministério da Saúde traduziu em números o que quase toda família sabe: os homens não vão ao médico com a mesma frequência que as mulheres, ficam mais doentes e morrem mais cedo (quase oito anos antes). Em 2008, para cada sete consultas ginecológicas e obstétricas, houve apenas uma urológica: 22 milhões de mulheres procuraram esses médicos no SUS, contra 3 milhões de homens. O ministério lança hoje a Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem.

Nenhum comentário: