segunda-feira, julho 13, 2009

INFORME JB

Lula e os leões

Vasconcelo Quadros

JORNAL DO BRASIL - 13/07/09

Cotado para substituir a leoa Lina Vieira (foto), Nelson Machado, secretário executivo da Receita Federal, só deixará de ser o novo leão se quiser. É ligado a José Dirceu e à área sindical do setor. Há duas explicações para a já anunciada exoneração da secretária: a queda na arrecadação e a multa imposta à Petrobras, que teria mexido com os brios do presidente Lula e do ministro Guido Mantega. Mas nenhuma delas é boa para o governo. A arrecadação caiu por causa da crise que Lula chamou de marolinha, e uma eventual retaliação à decisão da Receita contra a Petrobras seria uma descabida intromissão numa atividade de Estado e de alto interesse público. Lina se recolheu, mas quem a conhece acha que se não houver justificativa razoável, ela cai atirando. De perfil técnico, a secretária peitou no cargo ninguém menos que o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, que foi se queixar a Mantega.

Mais candidatos Problemas à vista

Odilon Neves Júnior, secretário de Recursos Humanos, e Valdir Simão, auditor federal e ex-presidente do INSS, também estão na disputa. Dos três, apenas Machado não é da casa. É originário da Fazenda paulista. Lula deve bater o martelo nos próximos dias, mas o parto não será fácil.

"Se a justificativa for técnica – o que não acredito – não se discute. Mas se for por causa do episódio da Petrobras, haverá barulho", alerta o presidente da Unafisco, Rogério Calil. A oposição e a base no Senado também vão reagir: Lina é ligada ao senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) e teve o apoio da governadora Wilma de Faria, do PSB.

Homem-bomba

O ex-diretor do Senado Agaciel Maia está no limite. Tem dito a amigos que o relento já cobrou sua dívida. Lembra que serviu indistintamente aos 81 senadores e, se ficar mais encurralado do que está, pode puxar da gaveta atos secretos de outra natureza.

Alívio temporário

Um informe preliminar da CIA e do FBI está aliviando muita gente no circuito dos poderes, em Brasília. Os dois órgãos de informação e segurança mais bem aparelhados do mundo não estão conseguindo descriptografar os discos rígidos retirados de computadores do banqueiro Daniel Dantas. Para quem não lembra, os HDs armazenam a longa história do relacionamento nada republicano entre Dantas, parlamentares e autoridades do Executivo e Judiciário.

Sobrevivente

Interlocutor indicado pelo PCdoB para acompanhar as operações no Araguaia, o ex-deputado Aldo Arantes é sobrevivente da ação militar que enterrou definitivamente os sonhos da guerrilha. Ele foi preso em dezembro de 1976, momentos antes da execução dos membros do comitê central do PCdoB, em São Paulo, na ação que ficou conhecida como Chacina da Lapa.

Salvação

O futuro de José Sarney vai ser definido pela engenharia política de 2010 e depende do presidente Lula e do PT. Se prevalecer a orientação do ex-ministro José Dirceu, em vez de governador – ainda que Jaques Wagner possa ser reeleito na Bahia – o partido vai priorizar as candidaturas ao Senado para garantir a aliança que deu os dois mandatos ao presidente Lula.

O aviso

Zé baixou o centralismo democrático: "O palanque nacional tem que determinar o estadual. Não haverá como apoiar candidaturas sem o aval do presidente e da candidata", avisou no seu blog, empenhadíssimo em salvar Sarney. Tarso Genro e o ex-governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, que se cuidem.

Nenhum comentário: