terça-feira, maio 26, 2009

ARI CUNHA


Melhor compreender


Correio Braziliense - 26/05/2009
 


Depois que Rogério Rosso, presidente da Codeplan, anunciou que a estrutura operacional e administrativa do GDF será transferida para Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, nada mais a reclamar. O ponto final da construção do novo prédio da Câmara Legislativa muda de fisionomia. Diante dos fatos, reconhecemos que a Câmara Legislativa será instalada no setor administrativo da Praça do Buriti. É de se esperar que o prédio seja ocupado até o aniversário de Brasília. Aí, temos que confiar no patriotismo dos deputados distritais. Será a primeira construção a abrigar mais do que o necessário. A esperança é que a Câmara Legislativa do DF mudará de mentalidade, alcançará pensamento nacional. Os pormenores da pequenez legislativa não serão destaque. Esse pensamento deverá ser básico para as decisões. Claro que os legisladores saberão conter o orçamento. Aumentará, sim. Certamente dentro dos princípios de economia que o presidente Lula da Silva e o governador José Roberto Arruda instituíram para as repartições. Em sendo assim, que se louve a decisão da Câmara Legislativa. E que a cidade a receba com bem-querer, o que não tem ocorrido. Agora, apoio geral. A Câmara deve ser vista como legislativo sério e disposto a ser o novo Brasil.


A frase que foi pronunciada

“Nenhum parlamentar é inocente. Mesmo os que não solicitaram verbas eticamente questionáveis foram cúmplices com a solução.”
Stephen Pund, deputado trabalhista britânico, sobre o escândalo de mau uso do dinheiro público.


Prestação de contas 
Dos 184 municípios do Ceará, 147 têm pendência na Justiça, de contas e convênios com o governo federal. Em muitos casos se debita à não presença de profissionais. É que a maioria é da família das autoridades e não entende nada de contabilidade federal. 

D’Alembert Jaccoud 
Jornalista pioneiro, D’Alembert Jaccoud morreu domingo. Homem livre, de pensamento, sempre manteve a cabeça erguida em todas as oportunidades da profissão. Está fazendo falta, mas serve de exemplo para muita gente. 

Procuradoria 
Antônio Fernando de Souza termina o mandato como procurador-geral da República. Leva no coração a experiência que cumpriu durante todos os dias de trabalho. Duro, árduo, mas seguido pela flâmula de quem prestou exemplar serviço ao país, amparado pelo respeito ao cargo. 

Minerais 
Nordeste brasileiro é rico em metais de extrema necessidade ao mundo. Guarda fortunas no subsolo. Faz lembrar que durante a guerra havia os compradores de rutilo, encontrado à flor da terra. O Nordeste guarda reservas enormes, e o ministro Mangabeira Unger sabe disso. 

Feira do Paraguai 
Depois que passou a se chamar Feira dos Importados, sentiu-se que poderia exercer comércio sem muita ganância. Vende algumas mercadorias a preço baixo, e se revolta quando a polícia chega. Se o assunto é contrabando, não há motivo para reação perante a lei. Outro dia houve briga e prisões de comerciantes que não tinham nota fiscal. Foi pancadaria grossa. 

Preços 
Foi preciso aparecer crise econômica para que fosse dado cabo às festas de casamento. As solenidades custam muito dinheiro, as moças, com fones, controlando os passos dos noivos, que passaram a ser monitorados pelo cerimonial. As famílias, da mesma forma. Deixou de ser festa para ser cerimonial de gala a preços absurdos. 

Negociação 
Ministro José Gomes Temporão é cientista e mantém dedicação aos fatos. Vitória em Genebra. Foi aprovada resolução que recoloca o tema de compartilhamento de informações sobre a Influenza A (H1N1) e todas as gripes na agenda em debate mundial. A Organização Mundial de Saúde ficou como articuladora internacional para promover o acesso a dados sobre o vírus, além de medicamentos, vacinas e insumos para diagnósticos.

História de Brasília

Causou surpresa, ontem, no aeroporto, a presença do urbanista Lucio Costa. O autor do Plano Piloto estivera aqui apenas uma vez, quando foi fincado o primeiro piquete do Eixo Monumental, em 1957. Daí para cá, tem acompanhado todas as obras apenas pelas plantas. (Publicado em 1/2/1961)

Nenhum comentário: