terça-feira, abril 21, 2009

INFORME JB

"O Tesouro tem seus limites", diz Múcio

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 21/04/09

É raro presenciar uma cena assim, e estranho por ser num momento de crise: quatro governadores sentados numa mesa de bar, vestidos de shorts e camiseta, num hotel à beira da praia, segunda-feira. Explica-se: a turma, apesar de curtir uma folga longe de casa, tratava do Fundo de Participação dos Estados. O quarteto ficou mais feliz com a confirmação de que o governo vai liberar, via BNDES, o empréstimo para cobrir a redução do repasse mensal. Aí veio outra história. "Tem governadores querendo mais", comentou para o Informe o ministro das Relações Institucionais, José Múcio (foto). "Eles ainda não estão satisfeitos. Sempre que se dão recursos, aquele que recebe diz que precisa de mais", completou. "O Tesouro tem seus limites".

Tem mais Que tal?

A proposta do governo de abrir o cofre, de R$ 4 bilhões, "não está finalizada ainda", garantiu Múcio, num papo no coffee break do 8º Fórum Empresarial de Comandatuba (BA), no Hotel Transamérica – onde os governadores batiam aquele papo.

Múcio, longe do trabalho, é uma figura. Além de conselheiro da Dilma Rousseff, deputado licenciado, cantor e violeiro, ataca de galã. Chegou de blazer ao evento e indagou de um sobrinho: "Tô muito informal?"

PT, saudações

O Planalto já tem uma listinha dos governadores mais chorões sobre os repasses: já ligaram pedindo mais dinheiro o Wellington Dias (Piauí), o Marcelo Déda (Sergipe) e Jaques Wagner (Bahia). Todos do PT.

Caixa forte

Com o cofre cheio depois da venda da Nossa Caixa para o BB, o vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), esnobou a oferta. "O estado não precisa do FPE", comentou num canto.

Alto lá

A direção do PSB não gostou da ideia do deputado federal Márcio França (SP), presidente do diretório paulista, de oferecer a legenda ao presidente da Fiesp, Paulo Skaf, para concorrer ao estado. "Ele foi a Skaf por conta própria", diz um grande do partido.

O técnico

Geraldo Alckmin, secretário de Desenvolvimento de José Serra, anda animado com a previsão de ampliação de 150 mil para 200 mil alunos atendidos pela Fatec, em parceria com o MEC. "Somos a maior rede de ensino técnico do país", disse à coluna.

Epa, epa

Mas há quem diga que a Faetec, do estado do Rio, atende a mais de 300 mil alunos.

Sintonia

O cantor Ivan Lins pediu ao deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) apoio para celeridade na chamada PEC da música – de autoria do tucano. A proposta desonera o custo da produção de fonogramas e pode baratear o produto final em até 40%.

Licença, gente

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, deve marcar cirurgia a partir de 19 de maio. É a data em que seu cirurgião volta do exterior. Roseana quer ficar só 15 dias de licença.

Bolsa verde

O governador do Amazonas, Eduardo Braga, acredita que só conscientização vai acabar com o desmatamento. Concede o Bolsa Floresta a quem se compromete a preservar seu ecossistema vizinho. "Já são 5.250 as bolsas", comemora.

Paparicado

Edson Bueno, da Amil, foi um dos paparicados empresários no fórum. A empresa patrocina eventos voltados para o mercado de trabalho como o 35º Congresso Estadual de Recursos Humanos, de 3 e 5 de junho, no Rio.

Nenhum comentário: