segunda-feira, fevereiro 09, 2009

PAINEL

O tenente Edmar


Folha de S. Paulo - 09/02/2009
 

O deputado Edmar Moreira (DEM-MG) tem um passado tão interessante quanto o seu castelo kitsch-medieval. Um ex-preso político lembra-se dele como o tenente da PM mineira que sempre aparecia de óculos ray-ban no final de 1969 e início de 1970.
Rogério Teixeira, engenheiro ambiental, estava preso na cadeia de Linhares, em Juiz de Fora, acusado de subversão pela ditadura militar. Recorda-se que o tenente Edmar obrigava todos a falar o nome completo e a qual organização pertencia. Chutes na porta da cela e gritos de "levanta comunista" eram comuns. "Ele soltava os cachorros no pátio. Ladravam noite adentro. E as sirenes eram acionadas", diz Rogério. O jovem Edmar também dispararia tiros para o ar.

Sumido
A assessoria de Edmar Moreira informa que o deputado não "está encontrável" para comentar os episódios de 1969 e 1970 e as acusações do ex-preso político. 

Campanha
O PSOL vai propor que o novo corregedor da Câmara seja escolhido por eleição e não por indicação. E defende Luiza Erundina (PSB-SP) para o posto. 

No telhado
Em conversa na semana passada com membros da nova Mesa Diretora, Michel Temer (PMDB-SP) avisou que deve adiar a construção do Anexo 5, novo prédio que abrigaria gabinetes mais amplos para os deputados. Mesmo com dinheiro assegurado pela venda da folha de pagamento para o Banco do Brasil, ele não quer iniciar obras em tempos de crise. 

Milhas 1
O relatório de missões oficiais realizadas pelos sete deputados que compuseram a Mesa Diretora da Câmara até a última segunda mostra que o então primeiro-vice-presidente, Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), foi o campeão de viagens ao exterior. Nos dois anos de gestão, foram cinco idas à Europa, com passagem por 15 países. 

Milhas 2
As justificativas de suas viagens são relacionadas a questões ambientais. Entre outras coisas, o deputado relata ter encontrado representantes da Unesco e de ONGs para defender a criação de um centro internacional de recursos hídricos em Frutal (MG), sua terra natal.

Ringue
Carlos Minc (Meio Ambiente) vem cantando vitória numa disputa com mais um ministro, Alfredo Nascimento (Transportes). Diz que impôs condições ambientais à pavimentação da BR-319, na região Norte, que elevarão o valor da obra de R$ 697 milhões para R$ 1,3 bilhão. 

INSS
O Ministério da Previdência deve anunciar hoje que fechou o plano de expandir de 1.110 para 1.830 a atual rede de agências do INSS. A ampliação beneficiaria, até 2010, cidades com mais de 20 mil habitantes. 

Epílogo
O envio ao Supremo do parecer da AGU (Advocacia Geral da União) sobre a Lei de Anistia não deve encerrar a polêmica dentro do governo. Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vannucchi (Direitos Humanos), favoráveis ao julgamento de torturadores, querem influenciar os termos da defesa oral que será feita por José Toffoli (AGU). 

Consolo
A nomeação de Ricardo Capelli para uma diretoria no Ministério do Esporte consolida o domínio do PC do B sobre a pasta. Capelli foi candidato a vereador no Rio. 

Tombo
A mensagem presidencial ao Congresso aponta que as exportações do agronegócio para o Irã caíram 40,8% em 2008 na comparação com o ano anterior. 

Promoção
Investigada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal sob suspeita de ter concedido liminares para liberar de forma irregular dinheiro a prefeituras, a juíza Angela Catão, de Minas Gerais, é uma das favoritas a assumir vaga de desembargadora no Tribunal Regional da 1ª Região, sediado em Brasília.

Tiroteio 

"Não faz sentido dar um mandato a quem não se elegeu, sobretudo agora que a crise econômica vai reduzir repasses do Fundo de Participação dos Municípios. É tomar dinheiro da Saúde." 
Do deputado 
JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA), contrário à pressão de vereadores para que seja promulgada a emenda à Constituição que aumenta o número de vagas nas Câmaras Municipais do país. 

Contraponto 

Procuradora-geral

Recém-empossado ministro do Tribunal de Contas da União, o ex-senador José Jorge gravava entrevistas na semana passada sobre sua nova atribuição após uma longa trajetória política na oposição ao governo Lula. Já no final da bateria de perguntas, uma jornalista questionou se ele toparia fazer uma "auditoria" nas contas da tradicional festa junina que promove anualmente em Brasília. Jorge rebateu:
-Não! A festa junina sou eu mesmo quem banca!
Ao notar o olhar intrigado da mulher, Maria do Socorro, conhecida por preparar os quitutes da festa, acrescentou:
-Ah... E quem audita é a Socorro....

Nenhum comentário: