quinta-feira, fevereiro 12, 2009

FERNANDA KRAKOVICS

Gritaria

Panorama Político 
O Globo - 12/02/2009
 

Pequenos e médios partidos reagiram à proposta de reforma política encaminhada pelo governo ao Congresso. Como ela foi fatiada em sete projetos, afirmam que só será aprovado o que interessar aos grandes partidos e o resto será esquecido. Dizem ainda que esse não seria um assunto para o Executivo. "Eu vou esculhambar essa reforma política", resumiu o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). 

A insatisfação 

A principal crítica é que o debate teria que ser sobre o sistema político como um todo. "Não dá para discutir lista fechada separado de financiamento público de campanha", afirmou a deputada Manuela D"Ávila (PCdoB-RS). Outra queixa é que o fim das coligações nas eleições proporcionais acabaria com os pequenos partidos, já que eles não conseguiriam atingir o quociente eleitoral. A mudança na distribuição do tempo de TV também foi bombardeada. E o fato de o governo assumir o comando do processo não agradou. "Sempre que o governo se meteu nesse assunto, tirou direitos do povo", disse Miro Teixeira (PDT-RJ). 

Fatiada, a gente come salsicha, que não dá para engolir inteira" - Ciro Gomes, deputado (PSB-CE), estrilando com a reforma política proposta pelo governo 
ACERTANDO OS PONTEIROS. Os líderes da base aliada na Câmara promoverão hoje um almoço para o ministro José Múcio (Relações Institucionais). O evento deve se transformar em um desagravo. Múcio apanhou na campanha para as presidências da Câmara e do Senado, principalmente do PT, que levantou suspeitas sobre sua atuação. "Somos apaixonados por ele", disse o líder do PR, deputado Sandro Mabel (GO). 

Cabeleira 

Ao encontrar o ex-ministro José Dirceu no aniversário do PT, um militante não se conteve. "O seu ficou melhor do que o meu!", disse ele, apontando para o implante capilar. "Vou levar você lá no meu", respondeu Dirceu, às gargalhadas. 

Mão dupla 

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) entregará hoje aos prefeitos dos 36 municípios que mais desmatam a Amazônia a fotografia aérea das propriedades rurais, a custo zero. Essa é a parte mais cara do processo de georreferenciamento. A medida permitirá a eles fazer o recadastramento dos imóveis, uma das condições para sair da lista e evitar sanções. A outra, claro, é reduzir o desmatamento.

Juros 

Na mesma festa, um funcionário da 
CEF perguntou a Guido Mantega (Fazenda) se os juros não vão cair mais. O ministro só riu. "Isso eu não posso falar", disse. Rindo, Paulo Bernardo(Planejamento) emendou: "Mas é bom perguntar". 

Oposição modelo exportação 

O deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC) vai à Itália dizer às autoridades daquele país que o refúgio concedido a Cesare Battisti não é unanimidade no Congresso brasileiro. Segundo ele, a decisão está prejudicando negócios entre os dois países. O embaixador da Itália, Michele Valensise, disse ao deputado que a missão do governo de seu país para certificar suínos e bovinos de Santa Catarina só virá quando esse assunto estiver resolvido. Ela chegaria domingo passado. 

O PRESIDENTE da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), afirma que foi eleito à revelia para a presidência do conselho fiscal da Associação dos Congressistas do Brasil. Uma ata foi registrada em cartório, e seu nome consta do expediente da ACB. 

GENERAL. O ministro 
Paulo Bernardo (Planejamento) bateu continência ao receber a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na festa do PT. 

CHICO MENDES foi declarado ontem anistiado político post mortem. Sua família receberá R$3 mil por mês, além de R$337.800 retroativos.

Nenhum comentário: