sexta-feira, janeiro 09, 2009

ILIMAR FRANCO

Chinaglia, Mello & Farias

Panorama Político 
O Globo - 09/01/2009
 

Quando os integrantes da Mesa Diretora chegaram à reunião de anteontem, já estavam reunidos o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o presidente do Sindilegis, Magno Mello, e o corretor da Amil, Farias Pereira de Souza. Os demais membros da Mesa imaginavam que Farias fosse do sindicato. Farias interveio na reunião e ajudou a convencer a Mesa. Mais tarde, em outra reunião, na sala do diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, Magno Mello afirmou que não haverá licitação e que a operadora será escolhida pelo sindicato. E que o novo plano será implantado em 20 dias, antes da eleição do novo presidente da Câmara. 

Entre 1989 e 2008, os neoliberais lavaram a égua, como se diz no meu Rio Grande" - Tarso Genro, ministro da Justiça, encontrando aspecto positivo na crise 

Negocinho 

O novo plano de saúde dos funcionários da Câmara dos Deputados é um jogo de cartas marcadas. Foi tudo montado para que o Sindilegis (Sindicato dos funcionários do Legislativo) entregue o atendimento para a Amil, sem licitação. A Câmara repassará à operadora R$43 milhões. A empresa ainda receberá as contribuições de 15 mil servidores estatutários e 12 mil comissionados. 

Uma candidatura no telhado 

A candidatura de Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado não decolou. A oposição não quer um petista no comando, e o PMDB não abre mão do posto. A avaliação da maioria é a de que ele não conseguiu adquirir densidade política. O PT, que mesmo sendo a quarta bancada almejou a presidência da Casa, precisa agora encontrar uma saída. Tenso, Tião ligou para senadores ontem negando que poderia abrir mão da candidatura em troca de um ministério. 

Um nome em ascensão 

O senador José Sarney (PMDB-AP) fala sobre a sucessão na presidência do Senado: 1. "Não vou entrar em disputa nenhuma"; 2. "Se isso ocorrer (virar presidente do Senado), será um sacrifício imenso"; 3. "Como político, não posso dizer que essa situação não vai chegar (a presidência), mas as coisas estão muito longe disso". Sarney continua dizendo não à candidatura, mas sua resistência não é mais a mesma. 

Corinthiano roxo 

A piada que corre no Ministério da Fazenda é que o presidente Lula está disposto a nomear o economista Luiz Gonzaga Belluzzo até para a presidência do Banco Central. Tudo para impedir que ele assuma a presidência do Palmeiras. 

Minc contesta o "camarada" Stephanes 

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) contesta o mapa da Embrapa Monitoramento sobre as áreas intocáveis para a produção. Minc diz que "os dados são superestimados" e que "nem toda atividade econômica é proibida nas áreas de conservação". Na negociação do novo Código Florestal, ele promete "uma guerra amistosa, mas contundente". E adverte Reinhold Stephanes (Agricultura): "Como ministro, ele não pode se comportar como líder dos ruralistas". 

DIZ O PRESIDENTE do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), em carta aos senadores, sobre a legalidade de sua reeleição: "O Senado é autônomo para decidir, de acordo com seus próprios critérios". 

O PRESIDENTE da Assembleia do Rio, Jorge Picciani (PMDB), está ligando para seus aliados para dizer que é candidato ao Senado. Esta coluna havia publicado informe de que ele tinha desistido da candidatura. 

O PETISTA Tião Viana (AC) ligou ontem para o vice-presidente José Alencar. Queria sondar o ânimo do Palácio do Planalto com sua candidatura. 

PAC da Copa 

Focado na Copa de 2014, o Ministério do Turismo vai investir na infraestrutura turística de 65 cidades. O objetivo é incentivar as pessoas a viajar para cidades próximas no intervalo entre os jogos, que serão às quartas e sábados.

Nenhum comentário: