sexta-feira, dezembro 19, 2008

ILIMAR FRANCO

Ano ruim

Panorama Político

O Globo - 19/12/2008
 

O Congresso não tem o que comemorar, de acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. O Diap fez uma avaliação da produção legislativa, neste ano, e concluiu: "grande quantidade, baixa qualidade". Ao dizer que "a produção legislativa ficou a desejar em termos de qualidade", cita os fracassos na votação das reformas política e tributária e da lei que dá nova regulamentação à edição de medidas provisórias. 

O alvo é a opinião pública 

Apesar do fraco desempenho do Legislativo, os presidentes do Senado e da Câmara procuraram salvar suas imagens na reta final do mandato. O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), devolveu a Medida Provisória das Filantrópicas depois de ela ter sido admitida. Arrancou aplausos da oposição e da sociedade. Ontem foi a vez da operação resgate da imagem do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ele negou-se a promulgar a lei que aumenta o número de vereadores no país. Os dois gestos foram bombásticos. Garibaldi é candidato à reeleição no Senado e dizem que Chinaglia é candidato a ministro. 

O fundo ficou sem fundos" - Sérgio Guerra, presidente do PSDB, ironizando a não aprovação de crédito suplementar de R$14 bilhões para o Fundo Soberano 

O DOM DA PALAVRA. Em audiência pública, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) chamou ontem o presidente do BC, Henrique Meirelles, de senador. Ao se desculpar, o petista se justificou, dizendo que Meirelles foi eleito deputado federal, mas agora tinha se acostumado ao Senado. "É a diferença entre o aeroporto e a rodoviária", disse o petista. Pegou mal. Mais tarde, ele tentou consertar dizendo que comparava o Congresso (rodoviária) ao BC (aeroporto), e não a Câmara ao Senado. 

Promessas 

Osmar Serraglio (PMDB-PR) lança hoje sua candidatura à presidência da Câmara. Entre as suas propostas: construção de um novo prédio para ampliar os gabinetes dos deputados e plano de saúde para os funcionários comissionados.

Atarantada 

Depois da queda do Fundo Soberano e da PEC dos Vereadores, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) deu um ataque ontem com um lobista: "Não dá! Estou com uma bomba estourando atrás da outra! Estou sem dormir! Não vou te ouvir!" 

Pegou mal e ele vai assumir 

Diante da repercussão negativa, o deputado Frank Aguiar (PTB-SP) recuou e vai assumir a vice-prefeitura de São Bernardo. Ele pretendia ficar na Câmara e concorrer ao Senado pelo Piauí em 2010. "Não posso trair a confiança de um povo. Não sou eu quem vai deixar essa história manchada. Agradeço ao presidente Lula e ao prefeito (Luiz Marinho), que achavam que eu ajudaria mais a cidade ficando na Câmara", disse ele. 

PÉROLA do senador Mão Santa (PMDB-PI) ao defender a PEC dos Vereadores: "Um vereador para mim é um senador municipal, e um senador é um vereador federal". Que tal, hein!? 

ASSEDIADO por um suplente de vereador, o líder do PT, Maurício Rands (PE), não agüentou: "Não resmunga para mim. Resmunga com o Arlindo (Chinaglia)". 

OS PETISTAS definiram seus nomes para a Mesa da Câmara: Marco Maia (RS) na primeira vice-presidência e Odair Cunha (MG) na terceira secretaria.

Nenhum comentário: