sábado, dezembro 06, 2008

ILIMAR FRANCO

Chororô

 Panorama Político
O Globo - 06/12/2008
 

A bancada do PT na Câmara dos Deputados anda reclamando, mais do que o de costume, de falta de apoio da base governista nas votações e na defesa do governo. Estão ressentidos também da suposta ausência de reconhecimento do Palácio do Planalto dos serviços prestados pelo partido. O Planalto já captou a insatisfação e está organizando jantar com o presidente Lula para agradar aos petistas.

Motivos da insatisfação 

Os desgastes mais recentes foram a tentativa de votação da reforma tributária e a proposta de emenda constitucional, aprovada na Comissão e Constituição e Justiça, que permite a deputados e senadores propor leis sobre assuntos hoje privativos do presidente da República, como criação de cargos, concessão de reajustes para servidores públicos e matéria tributária. O autor é o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), e o relator, que recomendou o voto a favor, foi o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA). "Que base é essa? Com isso o governo vai ser chantageado diariamente", disse o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ). 

Se houver um amplo entendimento para ajudar o governo, nós não fechamos as portas" - Eduardo Campos, governador (PSB-PE), sobre as eleições para a presidência da Câmara e do Senado 

QUE RACHA? Apesar do impasse no PMDB por causa da presidência do Senado, Pedro Simon (PMDB-RS) afirma que não há um racha no partido. "Briga tem o governador de São Paulo contra o governador de Minas Gerais. Isso é briga", disse ele, referindo-se aos tucanos José Serra e Aécio Neves, que disputam a candidatura do PSDB à Presidência da República. O PMDB está dividido entre lançar candidato e apoiar Tião Viana (PT-AC). 

Arquivado 

O procurador-geral do Ministério Público do RS, Mauro Renner, mandou arquivar o processo que investigava a compra de uma casa pela governadora tucana Yeda Crusius, em dezembro de 2006. A denúncia foi feita pelo PSOL.

Imagem 

Em campanha para a presidência da Câmara, o deputado Ciro Nogueira (PP-PI) tem procurado empresários e representantes da sociedade civil para conversar. Ele quer mostrar que não é um novo Severino Cavalcanti (PP-PE). 

Desconfiança no PT, no PMDB e no PP 

Os petistas não são os únicos estressados com o suposto interesse do ministro José Múcio (Relações Institucionais) na presidência da Câmara. Setores do PMDB e do PP também acham que Múcio quer o cargo. Mas ele nega: "Não tenho deixado margem para que alguém tenha dúvida. Meus candidatos são Tião Viana e Michel Temer". Sobre a conversa com Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que fez um apelo em favor de Tião Viana. 

Maravilhas da natureza 

Faltam 26 dias para o final da votação que escolherá as Maravilhas Mundiais da Natureza, organizada pela fundação suíça New7Wonders. O Pão de Açúcar está na briga e, na terça-feira, o tucano Otávio Leite (RJ) vai instalar terminais de votação na Câmara dos Deputados. A instalação dessas urnas funcionou no caso do Corcovado. O Ministério do Trabalho diz que ganhar títulos como esse podem levar à criação de 250 mil novos empregos e gerar receitas de até R$270 milhões. 

O SENADO aprovou, sem contestação, no silêncio da noite de quarta-feira, a criação de 1.665 cargos no TRT da 1ª Região, no Rio. O projeto é de autoria do TST e foi para a sanção presidencial. 

FECHADO. Os senadores do PT vão eleger, na terça-feira, Aloizio Mercadante (SP) líder da bancada. 

COSTURA no PT da Câmara. Cândido Vaccarezza (SP) iria para a liderança e Paulo Teixeira (SP) ficaria com um cargo na Mesa ou com a relatoria do Orçamento. Isso porque Teixeira é da Mensagem, mesmo grupo do líder do governo, Henrique Fontana (RS).

Nenhum comentário: