quinta-feira, dezembro 04, 2008

ILIMAR FRANCO

Nas mãos do PSB

 Panorama Político
O Globo - 04/12/2008
 

O Bloco de Esquerda só aguarda o sinal verde do governador Eduardo Campos para lançar um candidato à presidência da Câmara. A candidatura teria como objetivo unir os 76 deputados de PSB, PDT, PCdoB, PRB e PMN. Ela cumpriria também a função de afirmar o protagonismo do Bloco, que está perdendo espaço no governo Lula e na sucessão com a consolidação da aliança PT-PMDB.

Afagos e paparicos 

Enquanto os petistas cobraram maior agilidade do governo federal na liberação de recursos, o governador Teotônio Vilela (AL) cobriu o presidente Lula de elogios anteontem, em Recife. "Se não fosse o presidente, não teria recuperado o estado", disse Teotônio. Lula aproveitou a deixa para tirar uma onda em cima dos petistas: "Se os meus companheiros me elogiassem só a metade disso, eu estaria bem". Quando chegou a sua vez, o governador Aécio Neves (MG) entrou no clima: "Pois é, presidente, se o Teotônio fizesse uns minutos a mais de elogios, eu seria obrigado a denunciá-lo perante o Conselho de Ética do PSDB". 

O PMDB é a noiva. O presidente Lula ofereceu a vice para o partido em 2010. Por isso, é importante manter a aliança" - Romero Jucá, líder do governo no Senado, ao defender o apoio ao petista Tião Viana (AC) 

Cadê Paulinho? O ministro Luiz Dulci recebeu ontem, no Palácio do Planalto, os presidentes das seis centrais sindicais que realizaram a 5ª Marcha da Classe Trabalhadora. Entregaram ao ministro sua pauta de reivindicações, que sugere o controle do fluxo de capitais e do câmbio e a redução do superávit primário. Mesmo absolvido pela Comissão de Ética, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, teve de mandar representante. 

A consulta 

O Ministério da Justiça já recebeu 222 sugestões às propostas de reforma política encaminhadas para o Congresso. A OAB foi uma das quatro entidades que apresentaram propostas. O voto em lista foi o tema que mais recebeu emendas.

A proposta 

Usineiros procuraram a BR Distribuidora e propuseram que a empresa antecipe o pagamento da produção de álcool e dê mais prazo para que as usinas paguem pelo óleo diesel que consomem. A BR não topou nenhuma delas. 

O melhor intérprete da vontade de Lula 

Importantes líderes do PT, a despeito da versão de que o presidente Lula é contrário a essa solução, continuam trabalhando para fazer de Gilberto Carvalho o futuro presidente do partido. Avaliam que Carvalho é o único nome capaz de unir os petistas. Além disso, por ter ligação direta com o presidente, consideram que ele tem melhores condições para articular a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República em 2010. 

Os sinais da desaceleração 

Os governadores que estiveram com o presidente Lula em Recife disseram que já começaram a sentir os efeitos da crise na arrecadação. Aécio Neves falou do peso de mineradoras e siderúrgicas em Minas Gerais. Marcelo Déda (SE) contou que a Vale tinha dado férias coletivas para os operários de sua mina de potássio. O presidente Lula anotou tudo e fez um apelos aos governadores para que fizessem de tudo para manter os investimentos e os programas sociais. 

O DEPUTADO Milton Monti (PR-SP) lançou ontem sua candidatura à presidência da Câmara. Como Severino Cavalcanti, ele vai espalhar bonecos seus, em tamanho natural, pela Casa. 

CANDIDATO do PMDB ao TCU, o senador Leomar Quintanilha (TO) anda se queixando do senador José Sarney (AP), que estaria trabalhando pelo ex-senador José Jorge, do DEM. 

ENQUETE no site do DEM quer saber quem fala mais do que faz no governo. As alternativas oferecidas: os ministros José Temporão, Carlos Lupi e Carlos Minc.

Nenhum comentário: