sexta-feira, maio 29, 2009

INFORME JB

PAC do Conselhão investe no social

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 29/05/09

O governo, a pedido do presidente Lula, prepara para dia 4 a mais chamativa das reuniões do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado Conselhão. Com a participação do economista Marcelo Neri (D), o craque em pesquisas da FGV, e a coordenação do ministro das Relações Institucionais, José Múcio, os ministros vão bradar que os programas sociais do governo ajudaram, e muito, a manter o país no rumo diante da crise internacional. O discurso está pronto. O Conselhão vai divulgar números, pesquisas e reforçar a ordem do presidente de mostrar otimismo. Lula não é bobo. O barulho é um ensaio. Em julho, o presidente recebe na Unesco o Prêmio Houphouët-Boigny, justo por conta do sucesso do Bolsa Família – uma prévia do que ele considera ser o caminho para o Nobel da Paz, tão almejado.

Dilma lá Decola, MP

Dilma Rousseff voltou ao pique. Vai participar do evento.

A discussão sobre a situação do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, é prato cheio para os promotores investigarem. "Cadê o Ministério Público?", provoca um empresário que conhece gente do setor. Fica a sugestão da coluna.

Lupa

O deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) conseguiu o aval do plenário, na Câmara, para ter acesso aos relatórios do TCU sobre as obras do PAC no estado do Rio.

Lupa 2

A luta é antiga. Há meses, o pedido foi indeferido pelo próprio TCU, alegando sigilo das contas das empresas e verbas repassadas.

Decreto animal

O prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, José Camilo Zito, decretou o fim da venda de animais silvestres na tradicional Feira de Caxias, no Centro da cidade.

Cerco...

A partir deste fim de semana, operações com agentes da prefeitura, e dos governos estadual e federal, vão reprimir o tráfico de animais que corre solto ali.

... e festa

O anúncio das operações caiu como um presente para o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, que aniversariou anteontem.

Casa do PAC

A multinacional britânica Ultra Green inaugura hoje, em Manguinhos, pelo PAC, um protótipo de sua casa popular, desenvolvida com tecnologia ambiental e testada em vários países.

Ao mestre

Mestre Darcy Ribeiro é homenageado no livro Branco sobre branco, que Guilherme Zarvos lança hoje, na Gentil carioca, Praça Tiradentes. Doutor em literatura e economista, Zarvos trabalhou com Darcy no projeto de criação e execução dos Cieps.

Em campo

Sessenta CEOs do Grupo de Líderes Empresariais entram em campo hoje, literalmente, para disputar o 3º Torneio Futebol Empresarial, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Todos bem

A Eletrobrás informa que os seis trabalhadores que estavam próximos à sala onde houve vazamento radioativo de baixo teor, em Angra 2, foram minuciosamente monitorados e passam bem.

Nenhum comentário: