sexta-feira, maio 29, 2009

BRASÍLIA - DF

O tom de 2010

Denise Rothemburg

Correio Braziliense - 29/05/2009
 


Um manifesto assinado por 54 deputados do PT em defesa da apresentação de um candidato único à presidência do partido soa como os primeiros acordes da campanha presidencial de 2010. “Estará em jogo o nosso projeto, com toda a concepção de resgatar nossa enorme dívida social (…), e o do PSDB/DEM, ancorado numa lógica privatizante, rendido à exclusividade do mercado e avesso à distribuição de renda (…).” A ideia é deixar os tucanos na defensiva, dedicados a explicar que não é bem assim. 

*** 
Quanto ao processo interno, os parlamentares alertam que o partido não pode se render “à luta dos cargos na máquina partidária, nem ser patrono de carreiras individuais”. Apelam ainda à generosidade de seus filiados para eleger Dilma Rousseff presidente e citam essa proposta vinculada à capacidade de “aglutinar os movimentos populares, solidificar um bloco de esquerda e agregar forças políticas de centro, principalmente o PMDB”. Pelo menos, no papel e na bandeira de Dilma, dizem alguns, o PT vai de PMDB. Só quem não assinou foi a turma do ministro da Justiça, Tarso Genro, a tal Mensagem ao Partido, e o grupo Articulação de Esquerda. 

*** 
Em tempo: a exposição excessiva de Dilma no programa do PT que foi ao ar ontem à noite tinha um motivo subliminar: mostrar que essa história de terceiro mandato de Lula não conta com o apoio do partido e não passa de um tema recorrente levantado pela oposição.


Sinais

O mercado considera a eleição do presidente da CPI da Petrobras o primeiro teste do governo no colegiado. Se for 8 a 3, quer dizer que tudo irá correr sem sobressaltos nos preços das ações da empresa. Todo o esforço daqui para frente será nesse sentido: de manter os oito governistas ou quase governistas fechados em torno dos desejos do Planalto. 

Demora incômoda 

A Polícia Federal reiterou ao Senado o pedido de envio do material sobre o casal Zoghbi apurado pelas autoridades da Casa. Há entre os policiais a sensação de que a lentidão para envio da papelada é proposital. 

Poderia ser pior 

O PSB levará ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), um trecho da pesquisa encomendada para avaliar o cenário de 2010. O levantamento aponta que, a despeito dos recentes escândalos — como o das passagens e de casos de gastos indevidos com verba indenizatória — a atuação dos parlamentares ainda é avaliada como satisfatória. Os entrevistados deram nota média de 6,3 aos deputados em quem votaram. Por outro lado, 40% dos ouvidos não tinham uma resposta na ponta da língua. 

Bombeira

A presidente nacional do PMDB, deputada Iris de Araújo (GO), encontra-se hoje com o ex-governador Joaquim Roriz em busca de uma solução para o racha no partido no DF. Na semana que vem, deve ser a vez de um tête-à-tête com o deputado Tadeu Filippelli, com quem Roriz trocou indelicadezas no fim de semana. Iris se queixa de “interferências externas na legenda”. 

No cafezinho...


 
 


Pau de arara 
Ao encerrar ontem um inflamado discurso sobre a degradação das estradas no Pará, o senador Mário Couto (foto) virou-se para as câmeras da TV Senado e bradou: “Atenção, paraenses. Amanhã estarei aí! E vou de ônibus pela Belém-Brasília!”, rodovia castigada pelas recentes chuvas. 

Comerciais 
Uma leva de adesivos “O Brasil quer Aécio” pode ser vista estampando carros de entusiastas da candidatura do governador mineiro à Presidência da República. Não, como se poderia imaginar, no trânsito de Minas Gerais. O adereço foi confeccionado no Distrito Federal e circula pelas ruas de Brasília. 

No ar 
O ministro da Justiça, Tarso Genro, saiu-se com esta quando perguntado se havia “deputados piratas” no Parlamento: “Pelo que vocês escrevem por aí parece que tem, né?”. Xiii…. 

Te vira 
Quem entende do riscado da diplomacia estranhou a forma como o presidente da Câmara dos Senadores da Bolívia, Óscar Ortiz, chegou ao Congresso brasileiro ontem. Em vez de um carro oficial da embaixada boliviana, ele foi de táxi. Explica-se: Ortiz é ferrenho opositor do presidente Evo Morales.

Nenhum comentário: