quarta-feira, dezembro 31, 2008

ILIMAR FRANCO

Dia D

Panorama Político

O Globo - 31/12/2008
 

O encontro do senador José Sarney (PMDB-AP) com o presidente Lula, na segunda semana de janeiro, será decisivo. A aposta no PMDB é que, pressionado pela bancada, Sarney finalmente aceitará ser candidato à presidência do Senado. Ele tem dito que não quer. "Não basta não querer. Em política tem que se levar em consideração o todo", diz um cacique peemedebista. 

DEM e PMDB: namoro ou amizade? 

O DEM vai embarcar na administração João Henrique (PMDB) em Salvador. Deve emplacar Cláudio Tinoco na presidência da empresa de turismo da cidade. Ao apoiar o prefeito no segundo turno, o deputado ACM Neto (DEM) disse que seu partido não participaria da administração. "Não vamos indicar quadros para o primeiro escalão. Esse foi o compromisso que assumi. Mas para o segundo escalão deixarei o prefeito à vontade para recrutar quadros nossos", afirmou Neto. O DEM também deve indicar técnicos para a área de segurança pública. A aproximação entre DEM e PMDB faz tremer a relação deste último com o PT. 

Ele caiu para cima" - Demóstenes Torres, senador (DEM-GO), sobre a indicação de Paulo Lacerda, ex-diretor-geral da Abin, para o posto de adido policial em Portugal 

Pisando em ovos 

Apesar das pressões, o ministro José Múcio (Relações Institucionais) diz que o governo continua trabalhando com Tião Viana (PT-AC) no Senado e Michel Temer (PMDB-SP) na Câmara. "Para nós, o quadro é o que está aí", disse ele. 

Governo x empresários 

Apesar da crise econômica mundial, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) descarta qualquer flexibilização na legislação trabalhista para garantir a manutenção dos empregos. E classifica como "ato de covardia" a proposta feita por empresários, entre eles o presidente da Vale, Roger Agnelli, ao governo. "Quando todo mundo estava ganhando dinheiro, ninguém discutiu a flexibilização dos lucros", afirmou o ministro. 

Cristovam em campanha 

O presidente Lula e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) tiveram uma rápida conversa anteontem sobre a candidatura do pedetista à diretoria-geral da Unesco, depois de solenidade no Palácio do Planalto. Ficaram de voltar ao assunto em janeiro. O principal obstáculo à aspiração de Cristovam é o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores), que defende o apoio à candidatura dos países árabes. O prazo para a indicação dos nomes termina em março. 

VOLTA AO MUNDO. Do deputado Pedro Eugênio (PT-PE) sobre o discurso do presidente Lula ontem, em Recife: "Ele foi da caatinga à Palestina". 

VALE TUDO. O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), aproveitou o recesso para assistir a um campeonato de vale-tudo nos EUA. 

O MINISTÉRIO da Justiça prorrogou a permanência da Força Nacional de Segurança no Maranhão até 4 de março. O governo do estado pediu ajuda no início de novembro devido ao caos na segurança pública. 

Palmo a palmo 

A equipe anunciada pelo prefeito eleito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), é formada por nove secretários do PT, dois do PSDB e dois do PSB. Parece que o PT chiou à toa diante da aliança com o PSDB do governador Aécio Neves.

Nenhum comentário: