quinta-feira, maio 31, 2012

Deixa disso - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 31/05

Em conversa ontem no Alvorada, Lula prometeu a Dilma Rousseff que não alimentará, por ora, a polêmica com Gilmar Mendes. Na noite anterior, o ex-presidente já havia domado o ímpeto de assessores que o pressionavam a redigir nova nota em resposta à declaração do ministro, segundo quem o próprio Lula estaria ajudando "bandidos" a intimidar o STF no mensalão.

Segundo aliados, a estratégia é deixar o contra-ataque a cargo do PT. "Mendes deveria ter demonstrado a mesma perplexidade frente a pressões de José Serra em recentes questões de cunho eleitoral", disse Marco Aurélio de Carvalho, do setorial jurídico do partido.

Memória 1 O dirigente petista refere-se ao telefonema do tucano ao ministro na campanha presidencial de 2010, negado por ambos.

Memória 2 Em conversas reservadas, Mendes lembra que Paulo Lacerda, que ele acredita prestar assessoria ao PT, chefiava a PF quando a casa do irmão de Lula, Genivaldo Inácio da Silva, o Vavá, foi vasculhada. À ocasião, o ex-presidente teria classificado de "humilhação'' a busca.

Ação... O PSDB referendou acordo para poupar o governador Sérgio Cabral (RJ) de convocação imediata à CPI do Cachoeira. Em troca, o PMDB atuou para adiar a votação de quebra de sigilos bancário e fiscal do tucano Marconi Perillo (GO). Peemedebistas atribuem ao senador Aécio Neves (MG) papel decisivo nas negociações.

...e reação Alheio às tratativas, o PT foi o principal derrotado da reunião de ontem, já que a comissão conseguiu convocar Agnelo Queiroz (DF) para depor.

Como assim? O PMDB não entendeu o voto do deputado e vice-líder do governo na Câmara, Hugo Leal (PSC-RJ), a favor da ida de Cabral.

Pechincha Presidente do STF, Carlos Ayres Britto pediu anteontem a Dilma aumento para o Judiciário em agosto.

Linha verde Por telefone, Dilma convidou o primeiro ministro do Japão, Yoshihiko Noda, para participar da Rio+20. A vinda do premiê, que depende do resultado de delicada votação sobre a carga tributária no parlamento, traria comitiva de 200 japoneses ao evento.

Blindagem Embora se empenhe em evitar a adesão de PSB e PC do B a Fernando Haddad (PT), Gilberto Kassab enxerga dividendos no iminente ingresso das duas siglas na coalizão petista. Instaladas em seu governo, ajudariam a suavizar os ataques de Haddad à gestão do PSD.

Operação... Na lista de soluções caseiras à mesa de Geraldo Alckmin para a vaga de Paulo Barbosa, que deixará a Secretaria de Desenvolvimento para disputar a Prefeitura de Santos, dois nomes contemplariam as aspirações da campanha de José Serra.

...casada A primeira opção é Silvio Torres, abrindo espaço na Habitação a Paulo Maluf (PP). A segunda é Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Social), tirando o DEM do páreo pela candidatura a vice na chapa tucana em SP.

Estrangeiro Mesmo após fazer as pazes com dirigentes da Juventude Tucana de São Paulo, com quem teve áspera discussão no início do ano, Serra delegou a Wesley Goggi, do Espírito Santo, o comando de seu "QG jovem".

Eu sou pop Logo após definir os rumos eleitorais do seu PSB nas principais capitais, Eduardo Campos (PE) irá a Nova York no dia 25. À ocasião, o governador receberá prêmio na ONU pela versão pernambucana do "orçamento participativo".

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O alívio para Cabral será temporário. Virão por aí as conexões da Delta com escritórios de parentes de membros do governo e os grampos no caso Cachoeira de 2003."

DO EX-PREFEITO DO RIO CESAR MAIA (DEM), sobre a rejeição do requerimento de convocação do governador fluminense para depor à CPI do Cachoeira, que teve respaldo unânime dos deputados do PSDB que integram a comissão.

contraponto

Bola da vez

Em seminário sobre mobilidade urbana promovido pelo PT na Assembleia paulista, segunda-feira, o primeiro a discursar na mesa vespertina foi Fernando Haddad. Percebendo que jornalistas e convidados se dispersariam após a exposição do pré-candidato, o deputado Carlos Zarattini (SP), que falaria em seguida, pediu:

-Espero que vocês fiquem. Tenho dados importantes.

Na plateia, um deputado brincou, lembrando que Zarattini desistiu de ser candidato em favor de Haddad:

-Quem mandou abrir mão? Agora não reclame...

Nenhum comentário: