quarta-feira, março 04, 2009

INFORME JB

Sarney quer tirar lobistas do plenário


Jornal do Brasil - 04/03/2009
 

Pode parecer piada, mas é fato. Entre os titulares da mais alta casa parlamentar do país, circulam lobistas de alta linhagem da indústria. Entram pelo plenário, invadem o espaço cedido à imprensa e vagueiam pelo cafezinho do Senado com status vip. E todos sabem disso, sabem quem é quem. O presidente do Senado, José Sarney, na gestão que pode ser sua última à frente do Congresso, vai tomar uma atitude que antecessores se recusaram a patentear. Levará o caso à Mesa Diretora e vai publicar a decisão em breve. Terão acesso ao plenário só os senadores e jornalistas credenciados, para pôr fim à farra da turma do lobby. E nunca mais se repetirá uma cena presenciada por senadores: lobistas no cafezinho exigindo sucos e biscoitos para convidados particulares.

Cartão-postal

A foto acima é o flagrante de parte do espelho d’água em frente ao Congresso, com lodo acumulado e lixo. Isso a 15 metros da chapelaria, a entrada principal.

Despedida

Sarney aceitou o pedido de demissão do diretor do Senado, Agaciel Maia, certo? Errado. Sarney ligou para ele, o elogiou muito, mas disse que ficou insustentável manter o aliado no comando. E pediu que se exonerasse.

Quero férias

Do senador Romero Jucá (PMDB-RR), no fundo do plenário ontem, em meio às discussões por mando das comissões: "Quero logo que chegue o recesso".

Turbulência

O governador Sérgio Cabral não engoliu a vitória da Azul na Justiça para operar no Aeroporto Santos Dumont. Disse que recebeu o "gringo" (David Neeleman) muito bem. E torce para que ele opere no Galeão.

No chão

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, não sabe se vai comprar mais um jatinho. Interlocutores informaram que ela apenas mandou estudar a proposta. E que não incluiu o valor no orçamento.

Fala, povo

Não são os ministérios. É o estado do Rio que vai ganhar uma central de disque-denúncia contra a corrupção. Iniciativa bancada pelo cidadão Marcelo Itagiba, que bate ponto como deputado federal em Brasília de segunda a sexta.

Fala, toga

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho divulgou pesquisa interessante: 42,1% dos juízes são favoráveis à regulamentação da profissão de prostitutas. E 66% aprovam a união civil de pessoas do mesmo sexo.

Assédio moral

Segue a pesquisa: 71% são contrários à descriminalização do uso de drogas, e 55,5% a favor da descriminalização do aborto. E 79% deles querem a regulamentação do assédio moral.

Lá vem ele

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) vai a Belo Horizonte semana que vem fazer um pré-lançamento de sua candidatura à Presidência da República.

Gol contra

A Gol barrou ontem no aeroporto de Confins passageira que chegou três minutos depois da meia hora estipulada para embarque. A mulher preferiu encarar 10 horas de ônibus até Brasília a pagar R$ 600 de diferença para voar.

Nenhum comentário: