quinta-feira, janeiro 29, 2009

ILIMAR FRANCO

Investir já

Panorama Político 
O Globo - 29/01/2009
 

O presidente Lula pediu aos governadores do Norte e do Nordeste que antecipem seus investimentos para o primeiro semestre. Ele disse que "a crise é real e profunda" e que os próximos seis meses serão críticos. O presidente quer manter e criar empregos tocando obras públicas. Lula não trata mais a crise como "marola", mas repetiu que seu efeito será mais danoso nas grandes economias que nos países emergentes. 

O stress do PSDB 

Embora o PSDB esteja se esforçando para chegar a um consenso e evitar as prévias para escolha de seu candidato à Presidência da República, o stress no momento é outro: a montagem dos palanques estaduais. Os tucanos e seus aliados precisam unificar as candidaturas aos governos dos estados, sob pena de seu candidato à presidência ficar impedido de ir a alguns deles fazer campanha. Em Santa Catarina, por exemplo, DEM, PSDB e PMDB, que é um possível aliado, pretendem lançar candidatos. Nesse caso, quem tem três projetos não tem nenhum. Os tucanos querem evitar que esse descompasso entre os aliados se espalhe pelo país. 

O período de o PT lançar anticandidatura ficou no passado. Isso era na época de oposição" - Romero Jucá, líder do governo (PMDB-RR), sobre a candidatura de Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado 

DE VOLTA À CENA. Depois de passar meses negando que seria candidato à presidência do Senado, alegando inclusive que já tem quase 80 anos, José Sarney (PMDB-AP) não levava nenhum obstáculo em consideração, ontem, no almoço da bancada. Ele lembrou, segundo os presentes, que Magalhães Pinto, quando resolveu se candidatar à Presidência da República, aos 69 anos, foi questionado se não era muito velho. "Ele respondeu: "Não, aliás estou indo tomar vacina contra paralisia infantil agora"". 

A tiracolo 

O presidente Lula quer ir ao Espírito Santo em fevereiro inaugurar uma nova fase da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas. E, claro, levará a presidenciável Dilma Rousseff a tiracolo. A unidade vai produzir 21 milhões de m³/dia.

Barganha 

Para garantir o apoio do PSDB, o candidato à presidência do Senado José Sarney (PMDB-AP) assumiu compromisso de criar uma comissão permanente para analisar vetos presidenciais. A presidência da comissão ficará com um senador tucano. 

O governo federal e os prefeitos eleitos 

Na reunião com os governadores, o presidente Lula explicou por que organizou uma reunião com os prefeitos eleitos para o dia 10 de fevereiro. "Vou me antecipar à Marcha dos Prefeitos. Todos os anos, eles me trazem uma pauta de reivindicações. Desta vez, eu é que vou cobrar deles alguns compromissos". As entidades municipalistas já tinham percebido a manobra. Adiaram sua tradicional marcha a Brasília para o meio do ano. 

Vem aí o terceiro turno 

O TSE deve retomar os julgamentos dos pedidos de cassação de mandatos de oito governadores ao voltar do recesso, na próxima semana. Os primeiros devem ser dos governadores Cássio Cunha Lima (PB) e Jackson Lago (MA). Uma decisão do tribunal poderá contrariar a opinião pública do estado. O Ibope fez pesquisa, em dezembro, na Paraíba. Lá, 61% dos entrevistados dizem que Cunha Lima não deveria perder o mandato em função das denúncias de mau uso da máquina. 

O PRESIDENTE do Equador, Rafael Correa, vai se hospedar na Granja do Icuí durante o Fórum Social Mundial. A governadora Ana Júlia se recusou a morar na residência oficial devido às goteiras e aos cupins. 

OS SENADORES Pedro Simon (RS) e Mão Santa (PI) não foram à reunião do PMDB, mas ligaram para José Sarney (AP) dizendo que o apoiarão. 

O GOVERNADOR Blairo Maggi (MT) e o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, resolveram fazer uma trégua. Tudo por causa da disputa com Campo Grande (MS) para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. A FIFA dá ponto negativo quando não há entrosamento.

Nenhum comentário: