terça-feira, dezembro 02, 2008

MÓNICA BÉRGAMO

CUIDADOS


Folha de S. Paulo - 02/12/2008
 

O ex-ministro Luiz Gushiken está internado no hospital Sírio-Libanês.

RADICAL 
Adib Jatene e outros médicos que formam uma comissão de especialistas para avaliar as faculdades de medicina do país já encaminharam ao MEC relatório com recomendações. Entre elas, que algumas instituições "reduzam as vagas que oferecem no vestibular".


Já o MEC estuda medida radical: suspender os vestibulares de pelo menos duas faculdades -uma, de Nova Iguaçu; a outra, federal, de Minas Gerais.

TÁ DIFÍCIL 
Jatene diz que fechar faculdades é "um problema complexo. Mesmo reprovadas pelo MEC, elas conseguem liminares na Justiça para fazer vestibular. Tempos depois, o STF (Supremo Tribunal Federal) não deixa o curso fechar para não prejudicar os alunos que estão estudando".

PIRES 
As Forças Armadas têm feito apelos dramáticos aos parlamentares para que mantenham intocados seus recursos no orçamento de 2009. Já chegaram a argumentar, entre outras coisas, que 62% dos equipamentos do Exército estão simplesmente "indisponíveis", por falta de reposição ou de manutenção.

NOTA ZERO 
O TCU (Tribunal de Contas da União) pode anular na quarta um concurso do governo federal que selecionou 897 candidatos para o cargo de procurador da fazenda nacional. Depois que 600 haviam sido aprovados, com a condição de tirar nota mínima de 60 pontos em cada prova realizada, o governo mudou o critério -passou a exigir que esta fosse a nota média (uma pessoa que tirasse 80 numa prova e 40 na outra, por exemplo, também seria aprovada). Outros 297 entraram na lista. Relatório preliminar do tribunal condenou a mudança.

Um comentário:

Marcio disse...

O TCU irá julgar, apenas, a irregularidade na inclusão dos quase 300 candidados e não a possível anulação do concurso.
A propósito, a anulação do concurso não é sequer congitada, tendo em vista que candidatos aprovados de modo incontroverso já tomaram posse.