sábado, novembro 08, 2008

HOLOFOTE - REVISTA VEJA


Fábio Portela

Direito intuitivo

Jamil Bittar/Reuters


Corre no Supremo Tribunal Federal (STF) um processo que pode extirpar a Lei de Imprensa da legislação brasileira. O relator, o ministro Carlos Ayres Britto, pretende concluir seu voto sobre o tema ainda neste mês, o que permitirá o julgamento final da questão antes do fim do ano. Enquanto prepara o voto, Ayres Britto não descuida de sua produção literária. Ele acaba de finalizar um livro de poesias batizado de DN...Alma e planeja para 2009 um tomo jurídico intitulado A Ciência Quântica do Direito, no qual defenderá que os juízes devem usar, além da razão, a intuição em suas decisões.

 

Laptop na roça

Alan Marques/Folha Imagem


Na próxima quarta-feira, a senadora Kátia Abreu, do Tocantins, será eleita presidente da Confederação da Agricultura e pecuária do Brasil. Seu primeiro projeto: equipar todo o 1,2 milhão de filiados da entidade, em sua maioria pequenos e médios agricultores que vivem isolados, com laptops capazes de acessar a internet, por celular ou via satélite. O modelo escolhido é uma espécie de computador popular, que deverá custar 1 000 reais e terá financiamento do Banco do Brasil.

 

Vingança de nepotista


Beto Barata/AE


Quando foi aprovada a lei que proíbe o nepotismo, o deputado Carlos Willian, do PTC de Minas Gerais, se viu obrigado a demitir a mulher, que trabalhava em seu gabinete. Agora, exige que a lei seja seguida por todos – no que está certo, apesar da ira vingativa. Ele descobriu que o diretor de Furnas Fábio Resende é irmão do ministro Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia. O deputado entrou com uma reclamação no STF pedindo que Fábio seja demitido do cargo.

 

200.000 vagas de emprego

Jamil Bittar/Reuters


O governo paulista lançará um portal de empregos na internet. Nele, qualquer pessoa poderá deixar seu currículo arquivado, à espera de propostas de emprego. Além disso, empresas interessadas em contratar profissionais oferecerão vagas no portal. Tudo gratuito. Segundo o secretário do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, haverá, de saída, 200.000 ofertas de emprego no site, todas no setor privado. Quem se cadastrar e receber uma proposta será avisado por uma mensagem de texto enviada ao seu celular. O endereço do portal é www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

 

Como vai, Arnold?

Kimberly White/Reuters


Roberto Jaime/AE

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, é o autor de algumas das mais famosas leis de proteção ambiental dos Estados Unidos. Por causa disso, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, que também toca diversos projetos de preservação ecológica, ganhou em sua terra o apelido de "Schwarzenegger brasileiro". Na próxima semana, Braga irá aos Estados Unidos para se encontrar com o original. O americano firmará contratos de parceria para ajudar o colega brasileiro a manter em pé árvores da Amazônia.

 

Micarla na escola tucana

Divulgação


Determinada a se tornar mais que "apenas um rosto bonito" na 
política, como afirmou o presidente Lula, a prefeita eleita de Natal,Micarla de Sousa, do PV, decidiu fazer um curso rápido de administração pública antes de assumir o cargo. Ela escolheu três tucanos como professores. Em São Paulo, a futura prefeita passou três dias com a equipe do governador José Serra, tomando aulas sobre planejamento financeiro. Em Belo Horizonte, o governador Aécio Neves lhe deu lições de como reduzir gastos da máquina pública. Em Curitiba, na semana que vem, o prefeito Beto Richa vai lhe ensinar tudo sobre a eficiente rede de transportes públicos da cidade. O senador José Agripino, padrinho político de Micarla, aprovou com entusiasmo o périplo pedagógico

Nenhum comentário: